

Um dos questionamentos que meus mentorados fazem na Formação de Mentor da Mentoring Academy é se eles precisam largar tudo o que possuem em mãos para seguir apenas com o processo de mentoria criado. Por mais que a gente crie um processo estruturado e sustentável, não recomendo que façam isso logo no início, é melhor que sigam pelo modelo Slash Career para ganhar confiança e lá na frente decidirem o que irão fazer.
Se por algum momento esse pensamento passou pela sua cabeça, de que vai precisar largar tudo com essa nova opção de carreira, fique tranquilo porque vou lhe explicar neste artigo que não há a necessidade de largar tudo no início, mas sim avançar no caminho da sua liberdade profissional equilibrando de maneira efetiva a atividade que exerce e o seu processo de mentoria recém criado e lançado no mercado.
Por que recomendo seguir por este caminho de Slash Career mesmo se você estiver querendo ao máximo encerrar seu outro ciclo profissional? Por dois simples motivos:
1- Para ter certeza de que é isso que você quer como atividade principal;
2- Para que consiga ter tempo para fortalecer a imagem como mentor ou mentora no mercado.
Após as sessões da Formação de Mentor, com o método e processo de mentoria criado, não vai ser de uma hora para outra que vai receber diversos pedidos de orçamento e vai fechar com dezenas de clientes. Vai precisar gerar confiança primeiro.
Imagine a seguinte situação: você trabalha em uma empresa há anos, mas não está completamente realizado(a), ou não está satisfeito(a) com o que faz hoje por que acredita que tem um potencial que ainda precisa ser explorado e que isso pode acontecer por meio da mentoria. Ok, você inicia a Formação de Mentor. Mas as pessoas ainda não conhecem você como mentor ou como mentora. Então largar tudo de um dia para o outro, pedir demissão, largar o emprego que tem, a atividade que faz hoje, talvez não seja a melhor opção. A opção talvez seja seguir pelo Slash Career para lá na frente conseguir sua liberdade profissional.
O que é o Slash Career?
Traduzindo o termo: Slash significa barra em inglês; Career, carreira. Então, é como se sua carreira fosse em barras, com mais de uma atividade profissional na mesma linha, podendo ser em áreas distintas ou não, mas estão ativas no seu dia a dia.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre os detalhes do modelo Slash Career, recomendo a leitura de um artigo que o Ricardo Dalbosco produziu e publicou no site dele.
Clique aqui para ler a matéria completa
Eu, por exemplo, sigo esse modelo, porém com carreiras que hoje não me prendem e posso ter minha liberdade profissional, principalmente a geográfica. E essa é outra possibilidade que você pode ter também, manter por agora a carreira que já tem e aliar ao processo de mentoria, e lá na frente continuar seguindo o modelo Slash Career com duas ou mais carreiras distintas e que lhe permitam ter essa liberdade.
“Ju, mas quero continuar na empresa que trabalho e ter a minha mentoria, agora e lá na frente também”. Não há problema nisso. Quer manter as duas carreiras? Mantenha. O que estou trazendo aqui é a informação sobre a possibilidade de você iniciar seu processo de mentoria para lá na frente conquistar uma das liberdades que talvez como colaborador em uma empresa você não tenha: pode trabalhar em qualquer lugar do mundo.
Como mentora, oriento meus mentorados para que prezem por suas seguranças para que durante esse processo de mentoria, entendam o conteúdo de cada uma das sessões, criem mais confiança nos próprios conhecimentos para transmitir isso a outros profissionais e ao mercado, e lá na frente tomem a decisão que mais conecta com seus valores e propósito de vida, gerando maior bem-estar e realização profissional.
Pode ser que lá na frente perceba que para você faz total sentido ter liberdade geográfica, de tempo e financeira ao mesmo tempo, e torne a sua mentoria o seu principal foco ou você até deixe as suas outras atividades. Falo que talvez faça sentido porque liberdade profissional não é para qualquer perfil de pessoa. Algumas acabam ficando totalmente perdidas com isso e acabam não evoluindo, outras não evoluem porque não possuem esse espaço em suas vidas e vivem carreiras que as prendem. Então é preciso primeiro compreender se é isso mesmo que vai lhe gerar satisfação, por isso a minha recomendação do modelo Slash Career.
Saiba mais sobre a Formação de Mentor da Mentoring Academy clicando aqui
Vantagens do modelo Slash Career aliado ao processo de Mentoria
Em duas atividades distintas você pode se tornar referência para públicos diferentes, se quiser. Por que não? Dependendo do foco da sua mentoria, você pode atender um público e, na sua outra carreira, atender um público distinto. Tudo vai depender do seu objetivo e do que você quer fazer, daquilo que gosta de fazer e como criará sua mentoria.
Uma outra vantagem de seguir pelas ideias que havia é que tem mais uma fonte de renda. Então, já tem o que ganha naquela sua outra atividade, sua outra carreira. E, a partir de agora, você complementa com seu processo de mentoria.
Além disso, você consegue equilibrar um pouco mais a sua vida pessoal e a vida profissional. Por quê? Porque a partir do momento que você decidir o processo que irá oferecer ao mercado, estará oferecendo algo que sente prazer em fazer e que sabe aplicar muito bem. Precisa ser algo que tenha realmente gosto em realizar para se tornar sustentável e manter o mesmo foco. Pode ser que a sua prestação de mentoria seja em uma área totalmente diferente do que você faz atualmente, mas é algo que já faz na sua rotina pessoal. Assim você acaba gerando equilíbrio na sua vida. Vai lhe gerar um conforto e a probabilidade de você ter menos estresse e favorecer a sua saúde mental é muito maior.
Como mudar sua vida para ter liberdade profissional e saúde mental
Pode ser na mesma linha, no mesmo assunto? Sim. Como quiser. O importante é que o processo não seja mais um fardo na sua carreira e que lhe permita trilhar o caminho da liberdade profissional, se esse for seu objetivo também.
Não confunda Slash Career com trabalhos temporários
Muitas pessoas acabam fazendo uma associação do modelo Slash Career com ter empregos temporários ou atividades profissionais por um curto período de tempo, os famosos bicos.
“Vou fazer isso porque eu tenho mais tempo agora, mas depois eu paro”. Isso não é seguir o modelo Slash Career. Nele você mantém mais de uma carreira ativa por um período a médio, a longo prazo. É de fato outra carreira. É muito diferente de realizar uma atividade profissional durante suas férias, por exemplo, que é algo temporário. A mentoria não, você vai seguir como jornada profissional a partir do momento que você tem um método sustentável, com processo estruturado, sabendo o que você vai entregar para seu mentorado ou mentorada.
Na minha opinião, essa é a melhor maneira para você fazer uma transição de carreira segura. Quando estiver firme no mercado, quiser ter apenas a mentoria como carreira e ter sua liberdade profissional, aí sim você pode dar tchau aquilo e aqueles que lhe prendem profissionalmente.