

Lançada em fevereiro no Netflix, a série Inventando Anna atraiu a atenção do mundo, conquistando o 1º lugar na lista dos programas com maior audiência. Em apenas uma semana, mais de 2 bilhões de minutos foram assistidos. Não fiz parte desse número inicial, mas depois sim, quando assisti ao primeiro episódio e comecei a entender o porquê tantas pessoas ficaram fissuradas na história.
Como o próprio Netflix alerta logo no início da série: tudo o que é contado ali é real, exceto as partes que foram inventadas. A história conta o caso de Anna Delvy, uma russa que enganou a elite de Nova York ao fingir ser herdeira de uma família alemã milionária. A série foi produzida por nada mais nada menos que Shonda Rhimes (produtora de Grey’s Anatomy e How to get away with murder). O objetivo aqui não é tratar sobre o caso em si e nem mesmo debater sobre o crime, mas sim trazer o foco para algo que desperta a atenção e desejo das pessoas, fazendo com que milhões queiram ser a Anna por pelo menos um dia na vida: liberdade.
Durante os nove episódios da série, que duram em média 1 hora, podemos ver claramente que na maioria das vezes ela fazia o que queria, onde queria e na hora que queria, ou seja, Anna tinha aquilo que venho falando e alertando em meus conteúdos:
- Liberdade de Tempo
- Liberdade Financeira
- Liberdade Geográfica
Mas mais que isso, fazia com que suas três liberdades fossem o seu lifestyle. Ela vivia 24 horas o que muitos profissionais querem ao menos 1% hoje. Claro que conseguiu isso de uma forma não correta, mas isso não quer dizer que agindo da maneira certa não seja possível ter esse trio no seu dia a dia.
Como ter as três liberdades de Anna Delvy
Liberdade Financeira
Apenas 8,1% dos brasileiros possui de fato liberdade financeira segundo pesquisa da FEBRABAN:
Saúde financeira dos brasileiros – Fonte da Imagem: FEBRABAN
Quanto menor é esse acesso à liberdade, menor é o número de pessoas que possuem uma saúde financeira saudável e sem estresse, e, consequentemente, menor é a quantidade de profissionais com a qualidade de vida que merecem ter.
Dinheiro importa sim e sem ele as outras liberdades não se sustentam. O ponto que quero que você entenda é:
Liberdade financeira não é o quanto você tem na conta e investimentos, mas sim o quanto você tem que lhe geram segurança e conforto, e não ansiedade e preocupações.
Portanto, se o seu objetivo é alcançar a liberdade financeira nos próximos anos, o ideal é que você tenha um plano que lhe permita alcançar isso, e aqui me refiro a um planejamento que envolva sua carreira e questões pessoais. Talvez na hora de analisar o que faz hoje (profissional) e com quem você anda (pessoal), perceba que precisará de ajuste em um dos lados ou mesmo em ambos para ter o que quer.
“Isso significa que vou precisar me matar no trabalho nos próximos anos para aumentar minha renda e viver de maneira mais tranquila?”. Deus o livre. Você vai precisar de um esforço extra sim, mas em dedicação e disciplina. Se estiver se matando de trabalhar, provavelmente é porque você está no caminho errado e o que recomendo é que, o quanto antes, perceba isso na sua carreira e busque um caminho profissional que lhe cause menos estresse porém com mais resultados positivos. Esse é um dos motivos que levam com que profissionais façam a mentoria de mentor da Mentoring Academy. Alguns iniciam o processo como um plano B de suas carreiras, outros já procuram porque entenderam que o cenário atual mais desgasta do que beneficia em algo.
Liberdade Geográfica
Sabe aquela frase “Eu moro onde você tira férias”? Imagina trocar isso por “Eu trabalho onde você tira férias” e poder dizer umas três, quatro vezes no ano estando em lugares diferentes? É isso que a liberdade geográfica lhe proporciona.
O Estadão publicou uma matéria com dados de uma pesquisa feita pela Hurb sobre os locais mais procurados pelos brasileiros para viajar em 2022 e esses foram os 5 mais pesquisados:
1- Orlando (Estados Unidos)
2- Maceió (Alagoas)
3- Recife (Pernambuco)
4- Cancún (México)
5- Gramado (Rio Grande do Sul)
Apreciando a vista da Tundavala, Angola, após finalizar as gravações – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
Ter liberdade geográfica não é estar de férias, mas sim aproveitar a vida e poder seguir com o fortalecimento da carreira em qualquer lugar que você queira estar. Pelo menos esse é o meu conceito, ok? Pode ser que o seu ou de outras pessoas a sua volta seja diferente, mas é seguindo essa ideia, que está alinhada aos meus valores e propósito, que coloco em prática minhas ações. Eu amo viajar e conhecer novos lugares, mas se não puder levar o benefício disso para auxiliar outras pessoas, não faz sentido para mim, e nesse momento que se faz importante a liberdade de tempo, que falarei a seguir.
Assine minha newsletter para receber notificação sempre que tiver um conteúdo novo na semana
Liberdade de Tempo
Tempo a personagem da série Inventando Anna tinha de sobra e essa é uma das áreas que faço meus mentorados refletirem na formação de mentor.
Planejar seu dia, sua carreira, sua rotina, é uma ação básica para ter a liberdade de tempo, a qual só terá eficácia se souber e conseguir definir o que realmente é prioridade na sua vida. Portanto, se você é do perfil que vai acumulando atividades, associando-se a vários projetos, eventos, grupos e associações, aprenda a dizer “não”. “Ah, mas eu faço isso pelo networking”. Não, faz isso porque ainda não definiu o que é prioridade e não sabe negar os convites que lhe fazem. Não é porque você foi convidado que tem que aceitar. Ótimo que lembraram do seu nome, mas isso não significa que seja obrigado a aceitar, entenda isso.
Se não souber priorizar o que fará diferença para que tenha sucesso na carreira e maior qualidade de vida, terá zero tempo para aproveitar a liberdade financeira e geográfica que terá nas mãos.
Se for para viajar o mundo e ficar trancado 24 horas em um hotel trabalhando, melhor ficar onde está, vai continuar não aproveitando e não conhecendo coisas novas, mas tendo um menor custo.
Qual liberdade você quer ter nos próximos anos?
Esta é a pergunta que precisa responder. Pode ser que queira uma em específico ou as três. Independente quantas forem, esse precisa ser seu objetivo a partir de hoje. Compreendendo o que realmente você quer, seguirá para o “como ter isso” e talvez tenha que replanejar algumas rotas na sua carreira.
Quer ter uma vida de luxo como a Anna Delvy tem na série? Planeje-se e aja para isso.
Quer ter uma vida mais confortável, sem estresse e com mais qualidade de vida? Planeje-se e aja para isso.
Quer ter as três liberdades que mencionei aqui? Planeje-se e aja para isso.
Quer ter tudo isso sem fazer o mínimo de esforço, sem ter disciplina, sem conhecer seus valores e propósito de vida, e sem fortalecer seu nome no mercado? Então continue assistindo às séries do Netflix e imaginando como seria sua vida assim.