

O pior vilão das pessoas no processo de busca da liberdade profissional são elas mesmas. Se alguém lhe disser o contrário e que para ter isso o primeiro passo é conquistar independência financeira, muito provavelmente esse alguém tem uma falsa liberdade em sua vida e está lhe guiando para o caminho errado.
Conquistar liberdade profissional está sim conectada à independência financeira, assim como à liberdade de tempo e geográfica. Mas antes de tudo isso é necessário que compreenda e alcance uma outra forma de liberdade: a da sua mente.
Não terá resultado nenhum se quiser impulsionar e ter sucesso na sua carreira, se você não se desapegar das atividades e crenças que estão lhe travando, e aqui trago alguns exemplos do que mais escuto e percebo no mercado:
- “Quero minha liberdade profissional, mas não quero começar do zero agora”;
- “Não tenho mais espaço no mercado, perdi o timing para conseguir minha independência de carreira”;
- “Não sei se tenho capacidade de crescer tanto assim para conseguir minha liberdade profissional’.
Liberdade, seja ela qual for, é conquista e isso começa dentro de você, a partir dos seus pensamentos, da sua forma de lidar com suas crenças, da confiança que tem em si mesmo e no seu potencial.
Benefícios da liberdade profissional
Desenvolver uma carreira que lhe permita ter liberdade não gera apenas liberdade de tempo, liberdade financeira e liberdade geográfica. Esses são os macro benefícios. A partir deles, temos acesso a outras vantagens que tendem a nos proporcionar mais qualidade de vida, bem-estar e, claro, mais sucesso na carreira. Abaixo listo três que para mim possuem alto impacto e fazem total diferença no dia a dia.
Mais saúde mental
Você pode ter o dinheiro que for, o tempo do mundo e possibilidade de estar onde quiser, mas se não tiver uma boa saúde mental, não vai adiantar de nada ter tudo isso. Não irá aproveitar, não estará feliz e todo o esforço que teve em suas conquistas não será reconhecido por você mesmo.
Quando nossa saúde mental não está boa, deixamos de ver o lado positivo das nossas decisões, acontecimentos e obstáculos da vida. Viver assim não é nada bom e cada vez mais as pessoas compreendem o quão ruim é não estar com a saúde mental em dia. A prova disso está no aumento das buscas sobre “Como manter a sua saúde mental”. Segundo o relatório Ano em Pesquisa 2021 publicado pelo Google, em 2021 houve uma procura mais que o normal sobre o assunto.
Aumento das buscas no Google para manter a saúde mental desde 2004 – Fonte da Imagem: Google
De que adianta ter liberdade profissional se sua saúde mental não está boa para aproveitar da forma como merece? Lembra o que disse no início do artigo? Liberdade começa na mente e se a sua não estiver propícia a isso, você continuará preso(a).
Mais satisfação pessoal
Quem não quer estar satisfeito com o que faz na carreira? Você sabe o que lhe deixa feliz. Pode ser que não saiba ainda como ter isso, mas sabe o que lhe satisfaz como pessoa. A sua liberdade profissional estará conectada diretamente com isso.
“Ah, eu não sei”. Então vá descobrir. Porque não tem como ter uma carreira de sucesso fazendo o que não gosta, isso não é sustentável. Pode ser que no início até consiga levar, mas depois não vai conseguir manter ou ser feliz com esse sucesso todo.
Mais impacto na sociedade
Não dá para esquecer disso. Vivemos em um mundo com quase 8 bilhões de pessoas e não de forma isolada. Buscamos uma carreira que nos gere felicidade? Sim. Mas de alguma forma aquilo que fazemos precisa gerar um impacto positivo na vida das outras pessoas para que nos tornemos referências no que fazemos.
As decisões são minhas, mas se eu não gerar impacto na sociedade, não estarei aplicando meus valores, propósito e muito menos gerando felicidade a mim mesma. Hoje tenho minha liberdade profissional porque entendi o que precisava para atingir tudo isso e para gerar esse tipo de reação em minhas mentoradas:
3 dicas para conquistar sua liberdade e ter sucesso na sua carreira
A sua carreira terá sucesso e você terá sua liberdade profissional a partir do momento que tiver os contatos certos, margem de segurança (sim, financeira, porque em momento algum disse que não era necessária), objetivos claros e o estado de espírito livre para buscar o que quer.
Conquistar essas coisas é um processo e o que recomendo como primeiros passos são essas ações abaixo:
1- Una motivo e ação
Você precisa de motivos e atitudes. Não adianta agir sem pelo menos uma meta na sua carreira. Aonde quer chegar? O que quer ter? O que é liberdade profissional para você?
São esses questionamentos que lhe darão base, serão os seus motivos, para então você agir de forma estratégica para conquistá-los. Os seus motivos devem estar baseados naquilo que realmente ama, que gosta de fazer e tem paixão, porque é isso que fará com que não desista nas horas ruins.
Quando entendemos o que nos faz bem, temos a oportunidade de entrar no flow da nossa carreira, ou seja, entramos em um processo que sabemos que estamos em movimento mas que não percebemos o esforço que estamos fazendo. É assim que atingimos um alto desempenho ao mesmo tempo que criamos nossa própria felicidade. Para quem quiser ler mais sobre esse flow e de que forma ele impacta na nossa mente e dia a dia, recomendo o livro do autor húngaro Mihaly Csikszentmihalyi.
Fonte da Imagem: Portal das Ideias
2- Aprenda a lidar com sua vida pessoal e profissional juntas
Há alguns dias conversava sobre o quanto as pessoas se deixam enganar com o famoso “eu sei separar o que é pessoal e profissional em minha vida”. Não, elas não sabem e só se iludem ao acreditar que isso é possível.
“Ai Ju, mas tem sim como fazer isso, é só ter uma boa gestão do tempo e saber fazer as atividades nos horários certos”. Sim e deixar de ser um ser humano para nos tornarmos robôs que não têm sentimentos e reações involuntárias. Por mais controlado(a) que seja, com autoconhecimento, propósito bem claro e metas definidas para sua carreira, se algo acontecer na sua vida pessoal, você vai trabalhar diferente. Pode ser que não perceba e acredite que está sabendo controlar muito bem, mas as pessoas que terão contato com você no dia vão perceber e, dependendo da mudança, também podem ser impactadas direta ou indiretamente por isso. O mesmo acontece em situações contrárias, quando algo acontece durante suas atividades profissionais e respinga no âmbito familiar, por exemplo. Portanto:
Essa busca pelo equilíbrio foi, inclusive, identificada como um dos fatores de decisão para que profissionais mudassem suas carreiras após um ano de pandemia no Brasil. Cerca de 50% dos profissionais indicaram esse como motivo de mudança na pesquisa realizada pela Kaspersky e publicada no relatório “Protegendo o Futuro do Trabalho”.
50% dos profissionais buscam equilibrar vida pessoal e profissional – Fonte da Imagem: Kaspersky
Ao entender que para ter liberdade profissional é preciso buscar criar esse equilíbrio entre os dois lados da vida, as pessoas passam a ver que talvez não estejam fazendo algo que as permita mesclar os dois mundos sem grandes desafios. Com certa frequência escuto a seguinte frase: “Meu deus Ju, você não para”.
Paro. Nos momentos e no tempo certo. E por que consigo fazer isso? Porque sigo em uma carreira que eu tenho prazer em seguir e porque conquistei minha liberdade de tempo. Sou dona da minha própria agenda e a planejo para que ela tenha equilíbrio. O fato das pessoas me verem “toda hora” trabalhando, não significa que eu não aproveite a vida.
3- Saiba ser flexível
Nem todos sabem lidar com esse ponto, por isso trago como uma dica para você. A partir do momento que passa a ter liberdade profissional, é fundamental que seja mais flexível na sua vida, seja em relação ao seu tempo, ao local onde irá trabalhar, às pessoas que farão parte ou passarão pela sua carreira e às suas decisões.
Querer liberdade profissional mantendo o mesmo pensamento quadrado, sem visão das possibilidades que sua carreira pode lhe gerar e o quanto você pode se desafiar e evoluir com elas, vai dar pane no sistema.
Status, poder, dinheiro, bens materiais movem os profissionais em suas carreiras. Porém, eles sozinhos não fazem com que tenhamos o sucesso que tanto merecemos ter. De nada adianta termos um deles ou mesmo todos, se continuarmos presos mentalmente, não tendo nossa liberdade e felicidade. No meu caso, liberdade profissional é ter minha carreira baseada em uma mistura das liberdades financeira, de tempo e geográfica. Foi algo que busquei ao iniciar minha jornada e hoje posso dizer que já as tenho. Por isso foi me acomodar? Não, obrigada. O mundo é muito grande para não alcançar as metas definidas e estruturas outras para nos desafiar novamente.
E para você, o que é liberdade profissional?