

Muito provavelmente esse questionamento surgiu em sua mente em função do crescimento que a palavra mentoria teve no mercado nos últimos tempos. Até então, o termo era associado apenas a mentorias empresariais, porém, a pandemia provocada pelo Covid-19 fez com que a mentoria passasse a ser uma boa opção para crescer no mercado, seja para quem dá uma mentoria ou para quem compra esse serviço.
As pessoas passaram a olhar mais para si e ver no mentor um processo confiável para acelerar o aprendizado. Além disso, a procura também cresceu em função da era da revolução da educação na qual vivemos e em razão da maior competição acirrada devido a redução de mercados fazendo com que profissionais buscassem aprender com quem tem trajetória de sucesso para que possam ser mais competitivos. Há milhares de profissionais que não querem mais fazer uma pós graduação para aprender algo novo investindo de 30-50 mil reais no mínimo, esperar dois anos para talvez aprender algo prático com alguém que muitas vezes não saiu dos muros da universidade. O aprendizado precisa ser acelerado para não ser esmagado pelo mercado e a mentoria cai como uma luva ao profissional visionário, já que a mentoria é um processo de direcionamento.
O mentor é aquele profissional com vasta experiência em determinado assunto que, por meio de um método estruturado, compartilha o que sabe para que o mentorado tenha sucesso também.
Diferente do processo de coaching, a mentoria possui uma orientação mais direta em relação às ações, posturas e caminhos que o mentorado pode seguir.
Clique aqui para saber a diferença entre mentoria e coaching
Durante o processo de mentoria, o mentor não olha apenas para um ponto específico, mas também para o cenário como um todo para avaliar o que possa estar direta ou indiretamente relacionado com aquilo que se quer desenvolver e ter resultados positivos. Na nossa Formação de Mentor VIP, por exemplo, precisamos saber quais são os valores e propósito do mentorado e de que maneira ele poderá fazer a diferença por meio da própria mentoria.
Tendo as informações necessárias e completas, o mentor terá a oportunidade de orientar da melhor maneira para que o mentorado cresça e tenha sucesso no que quer atingir.
E o mais importante, o mentorado sai da formação, com seu processo de mentoria estruturado.
Benefícios da Mentoria
A mentoria gera vantagens tanto para o mentor quanto para o mentorado, porém, esse processo só é eficaz se for criado um relacionamento de confiança entre ambos e se houver dedicação pelos dois lados. Ou seja, a mentoria é um processo de mão dupla.
Benefícios para o mentor
- Oportunidade de fazer a diferença na vida de outra pessoa;
- Criar e manter um legado;
- Expandir a rede de relacionamento;
- Fortalecimento de marca pessoal;
- Aumento da habilidade como educador;
- Maior oportunidade de inspirar pessoas;
- Desenvolver suas próprias ferramentas de liderança;
- Aprender com o mentorado.
Benefícios para o mentorado
- Oportunidade de ter acesso a nova rede de contatos;
- Ter ao lado um profissional de confiança;
- Receber conselhos sobre novas ideias e melhores caminhos;
- Aprender por meio das experiências e cases de sucesso do mentor;
- Acelerar aprendizado;
- Posicionar sua marca pessoal mais rápido por meio de conhecimentos adquiridos;
- Aumento de procura pelo mercado;
- Maior confiança na jornada por estar sendo guiado por um mentor;
- Crescer no mercado e ter novas oportunidades na carreira.
Está desmotivado com o que faz hoje e quer seguir por um novo caminho? Saiba mais
Segundo o relatório da Chief Learning Officer, um profissional que opta pela mentoria possui uma expectativa de aumento nos 12 a 18 meses seguintes.
Mentoria tem sido uma opção para quem procura uma perspectiva de aumento – Fonte: Chief Learning Officer
Uma outra pesquisa feita durante o período de cinco anos pela Gartner com 1000 funcionários, concluiu que 25% dos profissionais entrevistados que se inscreveram em mentoria conseguiram uma mudança no salário.
Quando há compromisso dos dois lados, mentor e mentorado possuem aprendizados e os objetivos podem ser alcançados com mais eficácia. Segundo matéria publicada na Forbes, 76% das pessoas pensam que mentores são importantes, mas apenas 37% de fato possuem um. E aqueles que possuem, passam a ter resultados expressivos.
Ainda nesse sentido, de acordo com dados publicados Harvard Business Review, o suporte de um mentor por meio de mentorias a CEOs permitiu que:
- 84% deles passar a evitar erros caros após o alerta dos mentores;
- 84% passaram a ser mais proficientes nas funções;
- 69% passaram a tomar melhores decisões.
Os benefícios da mentoria, quando bem estruturada, são vários e podem transformar vidas.
Clique aqui para conhecer a nossa Formação de Mentor VIP
O papel do mentor como influenciador
Como você já deve ter percebido, o mentor tem um papel importante na vida e carreira do mentorado. Mas a responsabilidade que o mentor passa a ter vai muito além do impacto no cenário do mentorado.
Quando o mentor é capacitado, tem experiência, um método estruturado com etapas e feedback de pessoas que já fizeram sua mentoria e tiveram sucesso, seu nome cresce no mercado. Sim, o impacto da mentoria começa a ser visto por outros profissionais do setor e você passa a ser reconhecido como uma referência na área. Portanto:
Por que criar sua própria mentoria pode fortalecer sua carreira?
Ser um mentor e ter a estrutura de sua própria mentoria para auxiliar no crescimento das pessoas gera uma enorme satisfação e sensação de retorno ao mundo em relação a todas as suas conquistas. E cada vez mais é possível retribuir dessa forma em função do aumento das possibilidades e ferramentas do mercado, que gera a procura, principalmente dos millennials, por uma mentoria.
De acordo com matéria publicada pelo Huffpost, 79% dos millennials entrevistados responderam que acreditam que a mentoria seja crucial para o sucesso de suas carreiras. Ou seja, oportunidade para você colocar sua mentoria em prática é o que não falta. Contudo, reforçamos que não basta apenas querer, é preciso saber exatamente o que você pode oferecer e como fará isso.
Comentamos no início sobre a importância de saber seus valores e propósito. Isso não nos auxilia apenas na construção do seu processo como mentor, mas também faz com que você tenha compreensão de quais são os seus e melhore seu autoconhecimento.
A partir do momento que essa etapa fica clara para você, é possível construir e estruturar a sua mentoria para que ela esteja de acordo com seus valores e propósito. Talvez esteja se questionando o porquê essa questão é necessária para ter sua mentoria. Lembre-se, você lidará com diversos perfis e situações, e precisará filtrar aquelas que serão benéficas a você ou prejudicarão sua marca pessoal.
Tendo isso em mente e com um método estruturado, você aumenta sua confiança a cada nova partilha de conhecimento, experiências e visões.
Ficou com vontade de fazer a diferença por meio de uma mentoria própria? Clique aqui para descobrir mais sobre esse universo.
Este artigo foi escrito com participação dos três mentores da Mentoring Academy:
Juliana Fernandez
Mentora de conteúdo, empresária e responsável por seis projetos internacionais na Europa e África. Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em SEO (Search Engine Optimization). Vencedora do Prêmio Connect Five.
Ricardo Dalbosco
Mentor de construção e fortalecimento de marca pessoal para profissionais no Brasil, Europa e África com mais de 5000 horas de mentoria nacional e internacional. É formado como Mentor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É referência em nível nacional a respeito de estratégias no LinkedIn para captação de grandes leads.
Victor Aguiar
Mentor de carreira, parapsicólogo e hipnoterapeuta Omni International/Brasil. Victor formou-se em Administração pela PUC/SP, é especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP.