

4 a cada 5 brasileiros possuem a vontade de mudar de emprego. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada com mais de 33 mil profissionais em 17 países pelo Instituto ADP Research. Dentre os diversos motivos mencionados pelos profissionais está a saúde mental. As pessoas começam a perceber que para voltar a ter uma saúde mental de qualidade, é necessário ter equilíbrio na carreira e um dos melhores caminhos para isso acontecer é buscando alternativas e agindo para conquistar liberdade profissional.
A pesquisa do Instituto ADP concluiu que aproximadamente 51% dos profissionais latino-americanos entrevistados possuem uma péssima saúde mental, o que impacta diretamente no sucesso de suas carreiras e no crescimento do mercado. Dos países da América Latina, o nosso é o que mais tem profissionais afetados dessa forma, seguido de Chile e nossa vizinha Argentina.
Estresse, burnout, frustrações, falta de reconhecimento…são fatores que colocam os profissionais lá embaixo, impactam diretamente em seus valores e têm feito com que muitos comecem a repensar o rumo que estão dando a suas carreiras. A consultoria de RH EDC Group realizou uma pesquisa com profissionais atuantes em diversos mercados do Brasil e identificou que 53% perdeu o interesse em seguir com as atividades profissionais que exerciam antes da pandemia.
Para mudar esse sentimento de descontentamento com a carreira, 62,3% dos entrevistados mencionaram ter colocado como prioridade a busca de oportunidades de carreira que os permita ter maior equilíbrio entre a jornada profissional e atividades pessoais, como a prática de atividades físicas. Ter uma carreira mais flexível para poder passar mais tempo com familiares foi a resposta de 51% dos profissionais que participaram da entrevista.
Os dados acima podem ser resumidos em um problema e uma solução: falta e busca por liberdade profissional.
Saiba como empreender sem ficar preso ao seu negócio 24 horas por dia
A luz no fim do túnel que pode mudar sua vida
Além de poder dar uma outra cara para sua saúde mental, a liberdade profissional pode lhe gerar alguns outros benefícios na sua vida:
- Satisfação
- Liberdade financeira
- Liberdade geográfica
- Liberdade de tempo
- Qualidade de vida
- Bem-estar
- Reconhecimento
- Produtividade
Depois que meus mentorados e mentoradas passam a ter esse benefícios em suas vidas tendo liberdade profissional com seus processos de mentoria, frequentemente escuto frases como “Eu não achava que tinha uma melhor opção”. Sim, tem sempre um caminho para ter um estilo de vida e carreira que gere mais bem-estar e satisfação. Acontece que muitos profissionais não percebem isso e, como mentora, esse é um dos meus papéis: trazer a luz no fim do túnel de quem está no meio dele.
Descubra o segredo para ter liberdade profissional
3 ações fundamentais para ter sua liberdade profissional
Há várias ações para serem feitas para ter liberdade profissional, mas diria que essas três abaixo são essenciais para que você dê os seus primeiros passos.
1 – Perca o medo de querer mudar
Durante a análise dos dados da pesquisa, a RH EDC Group identificou que, por mais que queiram mudar de carreira, apenas 45% disseram sentir segurança para buscar um novo nicho ou mercado para iniciar a nova jornada profissional.
O medo está presente em nossas vidas e todo mundo sente. Mas você já parou para pensar que por mais que seja algo do ser humano, desde cedo aprendemos e somos incentivados a sentir medo. Medo de falar sobre nossas conquistas, medo de nos expormos, medo de seguir nossos sonhos, até mesmo medo de atravessar a rua.
Nossos pais nos ensinaram que é preciso ter todo o cuidado e atenção ao atravessar uma rua ou avenida, e que sempre, devemos olhar para os dois lados, mesmo que seja mão única. Para quê? Para ter mais segurança e estarmos livres do risco de sermos atropelados. Se nós olhamos para os dois lados no simples ato de atravessar a rua, por que quando o assunto é a carreira muitos profissionais deixam de fazer isso? Deixam passar a oportunidade de perceber que se virarem um pouco o rosto poderão ter um caminho que permita ter liberdade profissional e uma boa saúde mental.
O medo nos impede de admitir, de nos movermos, de nos colocarmos em uma situação melhor. Mas o que nos impede não é a ação em si, mas as consequências dela e a complexidade do processo. Se não perder o medo de enfrentar o que possa vir a partir da sua escolha, a tendência é que continue na mesma e não tenha a sua liberdade profissional. Encare o medo como o trampolim necessário para alcançar sua carreira de sucesso e carreira é experiência, se você não tentar, o que terá para contar e oferecer lá na frente?
Por que a insegurança profissional atinge cada vez mais as pessoas? Descubra clicando aqui.
2 – Aprenda a seguir sua liberdade
Não, você não vai ler aqui algo filosófico. Pelo contrário, esse tópico é para parar de acreditar que frases como “Siga sua paixão”, “Faça o que ama e nunca mais trabalhará na vida” e “Faça o que ama e o dinheiro seguirá você” vão levar você a algum lugar, porque não vão. Se utilizá-las como meio para alcançar sua liberdade profissional, o máximo que vai conseguir é uma motivação com data de validade, porque no primeiro obstáculo a tendência é que você desista porque nada dá certo.
Seguir sua liberdade é entender que precisa estabelecer metas, seguir um processo estratégico e utilizar as frases acima para manter o seu foco, para não sair do trilho que beneficia seus valores e propósito de vida, para fazer as escolhas certas na sua carreira (e isso inclui ações e pessoas).
Enxergar isso tem feito com que os mentorados da Mentoring Academy não apenas consigam desenvolver e ter sucesso com suas mentorias no mercado, como também a alcançarem as três liberdades que a liberdade profissional pode gerar: financeira, geográfica e de tempo.
Quer ter sua própria mentoria e conquistar sua liberdade profissional? Conheça a formação de mentores da Mentoring Academy clicando aqui.
3 – Troque o “Ok” por “Não”
Saber dizer “Não” não se faz somente necessário no ambiente de trabalho, quando alguém lhe pede aquele favorzinho que você sabe que vai lhe sobrecarregar, mas mesmo assim aceita, mas nas próprias escolhas da sua carreira para conquistar sua liberdade profissional.
Sabe os “Ok” que você diz a si mesmo no dia a dia porque não quer enfrentar a dura realidade? Dá próxima vez que pensar em dizer, reflita melhor e veja se não vale dizer um “Não” a si mesmo. “Não” para o “depois eu faço”, “Não” para as compras desnecessárias, “Não” para o tempo desperdiçado que não lhe ajuda a relaxar e nem a evoluir profissionalmente, “Não” para os objetivos que criou porque não possui as ferramentas necessárias.
Faça um exercício pelos próximos 21 dias, dizendo “Não” a questões que normalmente a tendência seria você dizer “Ok”. Talvez perceba que esse “Não” seja a palavra mais libertadora que pode dizer e passará a entender que mais “Sim” voltados a si mesmo e a ações que lhe levem às suas liberdades deveriam ser sua maior preocupação.
Conheça as 10 melhores cidades para viver e ter liberdade profissional
Como fazer boas escolhas para alcançar a liberdade profissional
Parece difícil, mas a lógica a ser pensada no momento das tomadas de decisão só não é mais simples do que se inscrever na minha newsletter semanal (clique aqui) para receber mais conteúdos como este assim que publicados:
- Aquilo que você está prestes a decidir lhe dará mais liberdade ou irá lhe sufocar ainda mais?
- Sua escolha lhe gerará maior diversão e felicidade ou lhe gerará mais medo futuramente?
- Sua decisão fará com que você expanda ou contraia sua carreira?
Se suas escolhas não lhe gerarem liberdade, diversão, felicidade e expansão profissional e pessoal, talvez não sejam tão boas assim.