

Se essa é uma das respostas classificadas como “vale um milhão de dólares”, eu não sei. Mas algo que tenho certeza é que, se você já tem seu próprio negócio ou pensar em ter, pelo menos uma vez na vida já procurou ou irá procurar sobre. Basta escrever “Como criar conteúdo para as redes sociais” nos dois maiores buscadores da internet, Google e YouTube, que terá acesso a diversos artigos, vídeos, cursos, infográficos, dicas etc.
Quem estava no audio event que participei no primeiro dia do mês de fevereiro de 2022, teve em primeira mão as dicas que dei sobre como criar conteúdos para as redes sociais que gerem venda e autoridade. Como recebi excelentes feedbacks a respeito, resolvi compartilhar na minha newsletter também.
São 5 dicas rápidas, mas que têm seu valor 🙂
Dica 1 – Descubra seu propósito
Quantas vezes você já escutou ou leu que tinha que saber seu propósito na vida? Várias. Ao ponto de ser enjoativo e talvez ter a sensação de que é mais uma estratégia utilizada por quem quer vender, não é?
Por mais que esse termo esteja sendo usado de forma cada vez mais frequente, preciso dizer que sem propósito não há criação de conteúdo que engaje e faça seu negócio bombar.
Compreender seu propósito é peça-chave para você colocar em prática as próximas quatro dicas e qualquer outra que você leia na internet ou que lhe digam que funciona.
O propósito faz com que você entenda a razão de estar fazendo o que faz. Como diz meu amigo, especialista em hipnoterapia e mentor de carreira Dr. Victor Aguiar: o propósito significa o porquê da sua existência.
Se você não sabe o motivo que guia suas ações, como é que quer criar conteúdo atraente, gerando conexão com os usuários e que, consequentemente, resulte em venda?
Dica 2 – Ande de mãos dadas com o Social Selling
A tendência de conteúdo e estratégias de vendas para os próximos anos é a humanização e o Social Selling será o seu maior aliado se quiser entrar na onda e não ficar para trás no mercado.
De uma forma resumida, o Social Selling é uma maneira mais sutil e menos agressiva de vender.
Por quê? Porque é a partir da partilha e troca de informações com o público nas redes sociais que você vai criando confiança e credibilidade.

Benefícios do Social Selling para o seu negócio – Fonte da Imagem: Superoffice
Como fazer isso para criar conteúdo?
Seja qual for o seu negócio, tendo mais pessoas envolvidas ou apenas você, para colocar em prática o social selling, é preciso criar conteúdos para as redes sociais que sejam reais. Sim, reais, do dia a dia, aquilo que você vive, que o seu público vive. É dessa forma que irá gerar conexão com quem de fato você quer impactar.
De nada adianta criar conteúdos com linguagem rebuscada, com palavras e termos difíceis se o seu público não entender uma só palavra do que disse. Pelo contrário, isso tende a fazer com que ele mais se afaste do que fique por perto para acompanhar você.

A lógica não é complexa. O que dificulta o processo é não saber para quem está falando e não olhar para as situações que acontecem diariamente com você e no seu negócio.
Vamos pegar como exemplo a formação de mentor. Ter um processo sustentável de mentoria é um dos pilares que construo com meus mentorados. Por que um? Porque só isso não fará com que eles tenham sucesso no mercado de mentoria. Se eles não souberem como dialogar com seus possíveis mentorados por meio das redes sociais, todo o trabalho feito nos bastidores, construindo sessão por sessão de seus métodos, vai para a gaveta.
Hoje em dia as pessoas não querem e não acreditam mais na publicidade tradicional. 64% dos jovens de 16 a 24 anos afirmaram que confiam naquilo que contém pessoas reais, segundo dados da Think With Google. Quanto mais natural e humano você forem seus conteúdos nas redes sociais, sejam elas quais forem, maior é a tendência do seu engajamento e credibilidade.
Ah, e não custa nada lembrar que fazer as pessoas acreditarem em você é um processo de médio a longo prazo. Ou seja, isso só irá acontecer se a dica a seguir for aplicada.
Saiba mais sobre minha formação de mentor clicando aqui
Dica 3 – Mantenha constância
Eu entendo que muitos profissionais não gostam ou mesmo não se sentem confortáveis em publicar conteúdos de forma frequente nas redes sociais. Já ouvi e vou continuar ouvindo muito isso dos meus mentorados. Mas como mentora de conteúdo, meu papel é alertar para o quão prejudicial isso pode ser.
Não é apenas uma questão de compartilhar conteúdo para gerar confiança da rede, é uma questão matemática.
A maioria esquece que por mais que os conteúdos sejam cada vez mais humanos, as redes sociais continuam funcionando por algoritmos, tendo como um dos fatores principais de ranqueamento o engajamento. Portanto, se deixa de publicar, não dá a oportunidade das pessoas debaterem com você. Se não há debate, não há engajamento. Se não há engajamento, o algoritmo não lhe dá relevância.
Você vai começar a criar conteúdo e no início vai ser péssimo, eu sei disso. Vai publicar o primeiro, o segundo, o terceiro….quando chegar lá no vigésimo, vai estar desanimado porque seus conteúdos não bombam e ainda não geram resultado, e o que geralmente as pessoas fazem? Param tudo e voltam à estaca zero. Entenda que é preciso persistir para chamar a atenção do algoritmo e de quem lhe segue.
Dica 4 – Interaja com os perfis da rede
Isso é algo que muitos deixam de fazer.
Publicam? Sim. Interagem com quem comenta nos seus posts? Sim. Mas e o resto? E a troca de conhecimento com outros perfis da rede que não sejam aqueles que comentaram no seu post?
Pesquise perfis do público que você quer impactar, veja os temas que mais os atraem e gere conteúdo com base nisso. Saia da sua própria bolha e vá buscar interagir com outros perfis da rede. Isso faz bem não apenas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, como também é visto com bons olhos pelo algoritmo.
Siga meu perfil no Instagram para mais dicas diárias
Dica 5 – Crie formas de estimular sua criatividade e criar conteúdo
Não é olhando para uma parede branca que suas ideias vão surgir. Se você fizer uma pequena mudança, olhar para o céu, por exemplo, já terá mais criatividade. Busque movimento, isso fará com que sua mente trabalhe.
Faça uma atividade física, aprenda a tocar um instrumento, vá a uma cafeteria apreciar um bom café e observar as pessoas, mude hábitos antigos, procure por experiências novas etc. Se mexa. Você vai perceber que a partir de situações simples do dia a dia, poderá criar conteúdos valiosos e de sucesso para as redes sociais.
Se você fizer a busca que falei no início desse artigo, descobrirá diversas outras dicas para criar conteúdo para o seu negócio, mas nenhuma delas vai funcionar, nem mesmo as que eu compartilhei aqui, se não praticar.
Se você gostou dessas 5 dicas, posso lhe pedir duas gentilezas?
- Se, a partir dela, começar a publicar conteúdos aqui na rede, me marca no post ou nos comentários para eu acompanhar sua evolução?
- Se acredita que esse conteúdo será útil a alguém em especial ou sua rede, o que acha de compartilhar para que essas dicas cheguem a mais profissionais?
O que está esperando para agir e começar a criar conteúdo para fortalecer sua carreira como mentor?