

Você não precisa tirar um ano sabático para aumentar sua qualidade de vida, suas experiências e os horizontes da sua carreira. “Ah, mas como é que vou conseguir desestressar e ter acesso a lugares e culturas diferentes no mundo sem ser em um período sabático?”. Tendo liberdade geográfica.
E antes que gere confusão: tirar um período sabático não é ter liberdade geográfica, mas sim ter a oportunidade de se afastar da sua empresa onde trabalha, do seu próprio negócio e do mercado por um tempo determinado. Liberdade geográfica é você poder trabalhar de onde quiser independente do dia, mês e ano, ampliando seu conhecimento, fortalecendo sua carreira e o seu negócio ao mesmo tempo em que prioriza sua saúde, bem-estar e felicidade.
A partir do momento em que se tem liberdade profissional que lhe proporciona a liberdade geográfica, além da liberdade de tempo e financeira, você passa a ter o controle das suas escolhas de carreira e começa a selecionar cidades e países estratégicos para trabalhar. Porém, ao contrário do que muitos acreditam ser o correto, essa escolha bem pensada nem sempre está diretamente relacionada com o seu segmento no mercado, ou seja, pode ser que queira trabalhar em um local que lhe ofereça experiências em áreas e questões totalmente distintas ao que está acostumado a fazer, o que é ótimo para sua carreira, porque abre portas para que você evolua de outras formas.
Independente dos lugares que optar por trabalhar durante sua jornada, pode ter certeza que a sua liberdade geográfica trará algum dos benefícios abaixo a você, à sua carreira e ao seu negócio.
Inscreva-se no Canal Soulju para entrar para o mundo da liberdade geográfica
Melhora a criatividade
Experiências novas nos renovam e fazem nossa mente ser mais criativa, além, é claro, de sentir uma vontade grande de realizar coisas diferentes quando estamos em contato com cenários, pessoas e culturas distintas.
Sempre tive facilidade em criar conteúdo, tanto é que segui pelo caminho do jornalismo, mas depois que comecei a produzir os conteúdos no LinkedIn e ter sido eleita LinkedIn Creator, tendo todo o suporte da Marcela Leviz, gerente de Creators, o que mais quero é que outros profissionais aqui na rede compartilhem suas experiências para que a rede como um todo aprenda e tenha sucesso na carreira.
Encontro que a Marcela e eu tivemos em 2022 após a liberação de máscaras em ambientes abertos em São Paulo (SP)
Mas por mais que eu compartilhe técnicas de produção de conteúdo nas mentorias do Ricardo Dalbosco, estrategista de marca pessoal com o maior site com conteúdo de personal branding do Brasil, e na formação de mentores da Mentoring Academy, sei muito bem que se não respirarmos outros ares, uma hora a criatividade acaba.
Um exemplo do que aconteceu em uma das minhas últimas viagens aos Estados Unidos: foi tomando um café em um mercado orgânico de Atlanta que me veio a ideia de criar um post falando sobre a acessibilidade dos lugares para carregarmos nossos computadores e celulares (objetos de trabalho da maioria dos profissionais hoje em dia). É algo simples, mas que se estivesse trabalhando no meu escritório, que sei que tenho acesso a tomada, demoraria para ter a ideia do conteúdo (e talvez nem tivesse).
Clique aqui para conferir o post
A liberdade geográfica alimenta nossa criatividade, porque reativa nossos sentidos e nossas visões em relação ao mundo e ao que nos cerca.
Faz enxergar suas prioridades
Quando não se tem a certeza dos que gostamos de fazer, o que nos gera bem-estar, satisfação e felicidade, fica difícil elencar as prioridades para termos uma vida e uma carreira de sucesso. A liberdade geográfica pode auxiliar nesse processo, sabia?
Isso acontece porque ao sair da sua bolha diária e ter contato com pessoas, culturas, negócios, climas e idiomas diferentes do seu, você passa a olhar para o seu cenário de fora e é nesse momento que:
- Começa a valorizar o que já tem e lhe faz bem;
- Desapega do que não faz mais sentido e/ou tem lhe gerado prejuízo.
Esses dois itens envolvem tanto ações, situações e bens materiais quanto pessoas. A liberdade geográfica lhe permite se libertar se algumas amarras que bloqueiam seu desenvolvimento, você passa a enxergar com maior clareza e consciência suas prioridades para então tomar as decisões mais estratégicas. Inclusive, já auxiliei muitos profissionais a conquistarem suas liberdades geográficas nos últimos anos e a partir desse ganho que conseguiram decidir o que queriam fazer de suas vidas, porque conseguiram enxergar seus valores e propósito.
10 dicas de viagem para aproveitar sua liberdade profissional
Auxilia a empreender
Aproveitando e vivendo sua liberdade geográfica, você tem a possibilidade de desenvolver habilidades que já, descobrir outras, aumentar sua paixão por algo e empreender em cima disso, por que não?
Pode começar a empreender seguindo o modelo Slash Career, tendo mais de uma carreira e um delas sendo como mentor, por exemplo, ou mesmo se jogando de cabeça em apenas uma carreira que envolva o que tem vontade de ensinar, aprender, compartilhar e ver crescer mesmo nos dias ruins.
Desafia seus medos
Quanto mais distante da sua realidade, mais você se desafia, mais aprende e mais enfrenta aquilo que lhe gera medo. Talvez tenha medo de interagir com pessoas que não conhece ainda, talvez tenha medo de fazer uma viagem sozinho, talvez tenha medo de ficar longe de quem ama…seja lá o que lhe gere esse receio, tendo a liberdade geográfica para poder se desafiar dessa forma vai fazer você crescer, nem que seja 1%, mas vai, porque algum progresso terá (ah não ser que não queira, aí é outra história e falarei mais para frente sobre isso).
Clique aqui e assine minha newsletter para acompanhar meus artigos semanais
Faz sair da monotonia
Ao mesmo tempo que amo, eu odeio a rotina. Parece não fazer sentido, mas faz e vou explicar. Existem questões na minha vida e carreira que não abro mão de forma alguma, como cuidar da minha saúde, então tenho uma rotina de exercício físico, no mesmo horário todos os dias, e eu amo isso, porém, me cansa ter uma rotina monótona, fazendo sempre as mesmas coisas, não conhecendo lugares novos, tendo experiências diferentes…se eu ficar por um tempo muito grande apenas na minha bolha, eu piro.
A liberdade geográfica nos permite sair dessa monotonia. Mas isso é uma questão de perfil também, essa sou eu, por isso busquei conquistar a minha, porque além de abrir meus horizontes de carreira, me faz bem. Mas pode ser que não seja o seu e está tudo bem, o importante é que tenha consciência do que realmente gosta e quer para si, ok?
Saiba mais sobre o novo estilo de vida que prioriza a liberdade profissional
Expande sua consciência
Toronto, Lisboa, Atlanta, Orlando, Luanda, Niagara Falls, Humpata, Orlando, Savannah, Fort Lauderdale, Chibia, Miami, Namibe, Mangualde, Punta del Este, Punta Del Diablo, Ciudad Del Este são algumas das cidades desse mundo, fora as dos estados do Brasil, que eu já tive a oportunidade de estar em função da minha liberdade profissional.
Fenda da Tundavala em Angola, África – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
Todas, sem exceção, me transformaram de alguma maneira, seja como pessoal ou profissional. Ampliei minha visão e expandi minha consciência para questões que envolvem negócio, comportamento humano, tendências, características pessoais…e essa transformação, para quem quer abrir caminho para uma carreira de sucesso, é fundamental.
Liberdade geográfica melhora sua saúde mental e física
Você conhece alguém que tem liberdade geográfica e não é feliz? Se sim, pode me apresentar? Porque até hoje não conheci ninguém.
Ter a liberdade na carreira de poder viajar e conhecer lugares que sempre sonhou em conhecer nos faz ter maior prazer pela vida. Quem tem a liberdade geográfica como estilo de vida, como eu, se sente realizado a cada nova passagem comprada, mala feita e check in realizado, porque sabe que um aprendizado e experiência nova está por vir e isso impacta no que? Em nossa saúde mental e física, melhorando a qualidade de vida.
O Instituto Nacional de Saúde do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos realizou uma pesquisa com um grupo de 12 mil pessoas com doenças cardíacas e que possuem a rotina de viajar com frequência pelo mundo. O resultado concluiu que:
- 32% delas possuem menos chances de morrer por enfermidades do coração; e
- 21% têm menor risco de falecer por causas diversas.
Se a saúde está em dia, podemos aproveitar melhor nossa liberdade geográfica, tendo mais alegria e satisfação no dia a dia, prazer de viver e, consequentemente, mais energia, impactando diretamente em nossa carreira.
Quanto mais felizes estamos, quanto mais bem-estar sentimos, maior é a nossa vontade, disciplina, foco e ânimo para dar o melhor de nós mesmos no trabalho.
Me siga no Instagram para ter acesso a outras dicas sobre liberdade geográfica
O que pode dar errado na carreira ao ter liberdade geográfica?
Sim, nem tudo são flores e não é porque você conquistou sua liberdade geográfica que terá garantia de crescimento e evolução profissional. Se não estiver aberto para aprender, vai continuar do mesmo jeito que está hoje, com a mesma mentalidade e realidade, a diferença é que estará em outro lugar no mundo e gastando mais.
Além disso, a liberdade geográfica requer responsabilidade e planejamento. Você tem liberdade para fazer suas escolhas, mas bem pensadas. Não é sair adoidado fazendo o que bem entender na mente.
Como a liberdade geográfica pode ser positiva na sua imagem no mercado
Não sei qual sua situação atual, mas esteja você buscando investir no seu negócio, querendo descobrir o seu caminho de sucesso, entrar em outro mercado, fortalecer sua carreira ou mesmo se estiver procurando um novo emprego, a liberdade geográfica pode ser bem positiva se souber utilizá-la de modo estratégico a seu favor.
Faça a seguinte reflexão: em uma entrevista de emprego, uma reunião de negócios, em suas redes sociais ou mesmo em um evento do seu segmento, o quanto você poderá agregar ou chamar a atenção a partir do momento que mostrar aos outros os seus aprendizados pelo mundo?
Compartilhe com outros profissionais o que aprendeu, como aquela viagem lhe gerou bagagem profissional, como aquela experiência lhe fez ter outras visões ou mesmo ter mais convicção de um pensamento que já tinha, de que maneira a liberdade geográfica pode auxiliar na sua evolução como profissional e pessoa…Quanto mais ensinar aos outros, mais você se torna referência e passa a inspirar quem está a sua volta e em suas redes a buscarem também uma carreira de sucesso.
Nota: sua liberdade geográfica tem a capacidade de mudar a sua carreira e abrir os horizontes de quem acompanha sua rotina.
Formação de Mentor Mentoring Academy: saiba mais clicando aqui
Como conquistar a liberdade geográfica
“Essa é fácil Ju. Comprando uma passagem e entrando no avião”. Isso acontece quando você já conquistou a sua. Há muito o que fazer antes disso e o primeiro passo é compreender que liberdade geográfica não é uma ação, é uma consequência de algo muito maior, é um estilo de vida.
Quem opta por buscar sua liberdade geográfica precisa antes ajustar ou mesmo mudar a rota da carreira e da vida como um todo, porque essa será sua base se chegar à conclusão de que é isso que lhe gera bem-estar e satisfação. “Como que eu sei que é isso que eu quero?”, uma pergunta que muitos se fazem e lota meu inbox no Instagram kkkk, mas a resposta está nos seus valores e propósito de vida. A partir do momento que tem conhecimento sobre eles, o cenário nebuloso começa a abrir e consegue fazer escolhas mais assertivas em relação a sua carreira. Digo isso por experiência própria, porque já tinha como perfil a questão da liberdade, mas depois que compreendi que eu precisava seguir uma carreira que me desse prazer, gerasse conhecimento, satisfação, bem-estar, me desafiasse e me desse resultado (meus seis valores), nunca seria feliz e realizada e muito menos colocar em prática o meu propósito: compartilhar conhecimento e mostrar às pessoas que elas sempre podem buscar o melhor de si, para que tenham resultado e bem-estar.
A liberdade geográfica é uma das minhas maiores conquistas e eu espero que, assim como mudou minha carreira, possa abrir seus horizontes e mudar a sua também.
Gostou do conteúdo?
Se quiser acompanhar mais dicas e temas como esse, convido você para assinar minha newsletter, me seguir no Instagram e também se inscrever no meu canal no YouTube, o Soulju.
- Clique aqui para assinar a newsletter
- Clique aqui para ir para meu canal no YouTube
- Clique aqui para me seguir no Instagram