

Há exatos 61 anos, o mundo presenciava e recebia a informação de que o primeiro humano tinha viajado ao espaço, entrado em órbita e completado uma volta ao redor da Terra em um período de 108 minutos na espaçonave Vostok 1.
Fonte da Imagem: AGI
Yuri Gagarin foi o profissional selecionado para realizar esse marco da humanidade no dia 12 de abril de 1961 e pesquisando um pouco mais sobre a história, descobri que a trajetória dele até ali e o próprio voo em si têm algumas lições importantes que podem ser trazidas e aplicadas no processo de conquista de liberdade de carreira dos profissionais atuais.
1 – Desenvolva seu próprio destaque
Talvez tenha passado batido na sua leitura ou realmente tenha prestado atenção, mas relatei acima que Yuri foi selecionado para estar a bordo da Vostok 1.
Para ocupar a cabine da aeronave, o profissional precisava ter um tamanho ideal, peso e altura, que fosse suportado pela máquina. Obviamente ele tinha esses pré-requisitos, pesava 69kg e tinha 1,57m de altura, mas não foi escolhido a dedo apenas por ter uma estrutura de corpo que se encaixava. Yuri teve essa oportunidade pois havia chamado a atenção por sua performance nos testes físicos e psicológicos. Entre tantos outros profissionais que queriam ser o nome da primeira pessoa a sair da Terra, ele foi quem se destacou.
Se naquela época já era importante se destacar para ter acesso a oportunidades e experiências no mercado, imagine nos dias atuais em que temos muito mais profissionais capacitados e em busca de uma chance para ter sucesso e liberdade?
Alguns profissionais têm medo de ter esse destaque por associarem ao fato de estar em extrema exposição. Aí é que está a falha de compreensão. Desenvolver a sua jornada para ganhar destaque no mercado não significa que você irá perder sua privacidade, que terá que ficar em exposição 24 horas por dia ou mesmo não ter paz nos lugares que vai. Você tem nas mãos a liberdade de escolha. É você quem irá decidir se a maneira como quer se destacar tem mais ou menos exposição nesse sentido, porém, de uma forma ou de outra, é preciso construir um caminho que faça com que o mercado olhe para você e lembre do seu nome sempre que necessário.
“Ok, mas o que isso tem a ver com liberdade de carreira?”. Quando você constrói uma jornada forte, de sucesso e destaque, o mercado passa a procurar você e não o contrário. Você passa a ter mais liberdade na vida, pois não terá tanta preocupação em virar os dias trabalhando, sem descanso, sem qualidade de vida e bem-estar. Você passa a ter o poder de escolha em suas mãos.
Assine minha newsletter para receber notificação sempre que tiver um conteúdo novo na semana
2 – Deixe um legado
Se você realmente quer ser reconhecido pelo o que faz, pelo conhecimento que possui e por quem é, além de criar seu destaque na carreira, é preciso ter clareza do legado que irá deixar na sociedade.
Depois que retornou da ida ao espaço, Yuri Gagarin foi premiado, virou uma celebridade e chegou a fazer uma turnê mundial para divulgar e falar mais sobre o programa espacial. Destaque e holofote ele estava tendo, mas qual era o legado que estava deixando para as pessoas?
Tornar-se famoso, aparecer em diversos meios de comunicação e/ou ter seu nome nas principais rodas de conversa do momento não é deixar um legado, isso é ter destaque, item também importante e mencionado acima.
Legado é quando ensina e deixa algo de valor. É quando você sabe o papel e responsabilidade que tem no presente e de que forma o que faz hoje impactará e inspirará as pessoas no futuro.
Diferente de um ator ou atriz que é escolhido para atuar em determinado papel de novela, série, filme ou peça de teatro, na vida você escolhe o seu papel e a maneira como irá atuar para gerar um impacto e fazer com que as pessoas lembrem de você depois que o show acabar, lembre-se disso.
Trabalho home office: quais destas carreiras de fato lhe dão liberdade
3 – Coragem
Nem sempre aquilo que fazemos ou conquistamos teve um início fácil. Ou você acha que Yuri Gagarin não precisou criar coragem para ir ao espaço em uma nave com um pouco mais de um metro e oitenta de diâmetro?
Quando buscamos algo novo, precisamos sair da nossa zona de conforto e para isso temos que criar coragem.
Pode ser que alguns profissionais não precisem muita, outros já precisam de um balde e às vezes até mesmo um empurrãozinho, principalmente se essa busca está relacionada à liberdade de carreira envolvendo as três principais liberdades: geográfica, financeira e de tempo.
4 – Tenha controle sobre suas ações e emoções
Você ter coragem não significa que tem controle total sobre todas as emoções que podem surgir a partir da sua ação.
Yuri Gagarin chamou atenção nos testes psicológicos e provavelmente deve ter demonstrado aos avaliadores que sabia controlar suas emoções em situações extremas. Por mais que ele estivesse indo como o piloto da aeronave, estava indo muito mais como um passageiro do que como um profissional que de fato pilotaria a nave. Na verdade, ele não deveria nem mesmo tocar nos controles durante o voo. Ou seja, precisava ter muito controle da situação.
E isso é algo que todos nós temos que compreender na construção da nossa jornada profissional. Até ter a liberdade de carreira que você quer ter, poderão surgir muitos obstáculos.
- Vão existir momentos em que vai querer largar tudo e desistir? Sim.
- Vão existir momentos que vai ter a sensação de que está andando eternamente em uma esteira sem chegar a lugar algum? Sim.
- Vão aparecer pessoas que lhe dirão para desistir porque acreditam que a liberdade é apenas uma ilusão? Sim.
Mas você só irá aceitar cada uma dessas e outras situações se não souber o que quer, não tiver controle e não souber lidar com aquilo que sente.
O segredo para ter liberdade profissional
5 – Entenda o momento certo de saltar para ter liberdade na carreira
Na volta à Terra, o piloto saltou da nave antes que ela atingisse o solo e parou com seu paraquedas perto do rio Volga. Ele sabia exatamente o momento que precisaria pular e o que precisava fazer para chegar com segurança no chão. Na carreira e busca pela liberdade não é diferente.
Se você trabalha em uma empresa com horário e local fixos, não tendo a flexibilidade que deseja, não tendo às vezes a oportunidade de colocar em prática todo o seu conhecimento, e quer buscar um caminho que lhe permita isso, faça do modo correto, prepare o terreno e saiba o momento de saltar. Se não tiver um planejamento muito bem feito, visando curto, médio e longo prazo da sua carreira, eu não aconselho que largue tudo da noite para o dia. A tendência de você se perder, entrar em desespero e em um funil de ansiedade e decepções é grande.
O que recomendo aos meus mentorados, que buscam por liberdade na carreira e querem ter acesso a isso de maneira segura por meio de suas próprias mentorias, é que sigam esse caminho por etapas, em uma transição bem pensada, tendo noção dos possíveis riscos, resultados e desafios. O processo pode ser que seja um pouco mais demorado? Sim. Porém, trará muito mais segurança e certeza das escolhas.
Saiba mais sobre a formação de mentor da Mentoring Academy clicando aqui