

Sucesso. Palavra cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas, mas também cada vez mais complexa de se obter e por muitos fatores diferentes, principalmente se você é mulher.
Diferença entre o salário de homens e mulheres – Fonte da Imagem: Abet
Refletindo sobre alguns fatores que levam uma profissional ao sucesso na carreira, cheguei a conclusão de que a maioria deles tem impacto direto ou indireto da independência que nós mulheres temos ou deixamos de ter.
Por que a independência é uma característica que tende a nos levar ao sucesso?
Simplesmente porque ela nos faz não ter medo de seguir em busca do que queremos. Claro que sabemos que o caminho tem obstáculos e que por vezes eles podem nos travar ou dificultar muito o processo, mas o fato de termos o pensamento de “ok, eu vou fazer, vou enfrentar independente do que vier e do tempo que leve” nos torna mais fortes e eu desde muito nova sou assim.
Não sei se era essa a intenção dos meus pais, mas, de um jeito ou de outro, cresci já sendo muito independente no que me dispunha a fazer. Não tinha medo de ficar sozinha, de fazer as coisas que queria sem companhia, sabia me virar correndo atrás e pedindo informação a quem eu acreditasse que poderia me auxiliar.
Aos 17 anos, fui morar em Toronto, no Canadá. Era a primeira vez que eu saía de casa, que passaria Natal e Ano Novo longe da minha família e que ficaria tanto tempo fora com pessoas que nunca tinha visto na minha vida. Morava em uma casa com mais três mulheres, minha host mother, minha host sister (que na época tinha 12 anos) e uma outra intercambista que vinha do Japão e era 10 anos mais velha que eu. Nossas agendas não eram as mesmas e o único momento em que realmente estávamos juntas era no jantar. Por mais que eu tivesse para quem ligar (sim, ligar, não havia whatsapp na época), era eu por mim mesma em uma cidade com 2,9 milhões de habitantes.
Isso me deixou com medo? Nenhum um pouco. Não tinha atravessado quase 8.500 km sozinha para ficar dependendo de outras pessoas para conhecer os cantos da cidade e fazer o que queria fazer. Se tinha alguém para ir comigo, ótimo! Senão, ia da mesma forma.
E assim conheci as Cataratas do Niagara Falls, localizadas na fronteira entre Canadá e Estados Unidos, mais exatamente no rio Niágara.
Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
Foi assim que fui em uma visitação de vinho em Niagara-on-the-Lake. Assim que visitei a CN Tower.
Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
E o mais bacana de tudo, foi assim, indo atrás e me enfiando nos lugares e grupos que conheci pessoas incríveis de vários lugares do mundo.
6 países representados em uma só foto – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
Imagina se eu não tivesse a independência como característica? Se eu tivesse deixado o medo de ser menor de idade e mulher dominar as minhas ações? Não teria vivido nem metade das histórias que vivi por lá. Mas tenho consciência de que essa realidade não é acessível para todas e não porque não há vontade de dar a cara a tapa, mas porque o ambiente no qual vivemos, as pessoas com as quais convivemos (seja na vida pessoal ou profissional), a sociedade na qual estamos, não favorece muito.
E justamente por saber disso e em função do meu propósito de vida que é “Compartilhar conhecimento e mostrar às pessoas que elas sempre podem buscar o melhor de si, para que tenham resultado e bem-estar” que tenho, por meio das minhas mentorias, auxiliado na carreira de tantas mulheres.
Quer saber mais sobre minha mentoria? Clique aqui.
O sucesso delas é o meu sucesso
Se tem algo que falo e repito 59 mil vezes no meu dia a dia, seja nas mentorias, nos conteúdos que compartilho no LinkedIn, Instagram, medium, blog da Mentoring Academy, ou mesmo nas minhas palestras é que:
Se minhas mentoradas não tem sucesso, eu também não tenho, e que o sucesso para cada uma delas é muito relativo.
O meu papel como mentora é facilitar esse caminho, seja qual for o objetivo que tenham. Podem querer aparecer em todos os meios de comunicação, aumentar o faturamento, ter mais liberdade na carreira, poder viajar o mundo, ter mais autoconhecimento, ter uma vida com mais qualidade de vida para aproveitar com a família, conquistar mais respeito por meio de seus conhecimentos…tanto faz. O que realmente me importa é que elas tenham evolução e que sintam orgulho de si mesmas por isso, assim como eu tenho da minha jornada.
O processo de mentoria é sempre um ganha-ganha. Se isso não acontece, tem algo errado. Ou o profissional que está mentorando não faz a menor ideia do que está fazendo (e tem muitos por aí que não sabem), ou o(a) mentorado(a) investiu em um serviço que não está com a menor vontade de estar presente.
Se hoje tenho as minhas três liberdades (financeira, geográfica e de tempo), é porque investi em mim, em uma carreira que me desse satisfação, que eu pudesse utilizar da melhor forma aquilo que realmente sou f*** e porque criei um processo de mentoria que fizesse com que mais mulheres tivessem uma carreira de sucesso e realização. E antes que venham dizer que isso é egocentrismo, não é. Ter certeza de que faço algo bem e que impacta na vida de outras pessoas é reconhecer o meu valor. Se nós não fizermos isso por nós mesmas, não espere que os outros façam.
Mostre você ao mundo do que é capaz de fazer e o conhecimento que tem.
Por isso, vou mostrar a você o que eu, Juliana, já pude fazer pela carreira dessas 30 mulheres de sucesso e de forma aprendi com cada uma delas para ter ainda mais sucesso na minha carreira.
1 – Heloisa Schwartz
É difícil falar da Helo sem pensar em sutileza, elegância e preocupação com a qualidade do que está sendo feito. Quando ela decidiu que estava preparada para mudar o rumo da sua carreira e focar mais nela mesma, dei e continuo dando todo meu apoio para que a cada etapa realizada, ela comemore como se fosse a maior conquista da vida.
Bastidores da Sessão de Fotos da Helo – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
Tem algumas pessoas que quando a gente tem o primeiro contato, sabemos que a relação vai ser tranquila, prazerosa e gerar bem-estar para ambas as partes. Foi assim com ela.
Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
“A mentoria é um processo fantástico, por ser transformador e libertador. Ao ser mentorada, fiz descobertas que me levaram a mudar meu mindset, tornando-me mais confiante, gerenciando, de uma forma muito mais eficiente, os conflitos, tomadas de decisões, posicionamentos e escolhas para a obtenção de resultados mais impactantes positivamente, em todos os aspectos da minha vida.
Para me acompanhar nessa jornada de autoconhecimento e desenvolvimento, tive o privilégio e felicidade de contar com a mentora Juliana Fernandez para me direcionar, orientar e me dar todo o suporte necessário para a realização de várias etapas do processo de mentoria, dando feedbacks e não medindo esforços na busca pela excelência.
A escolha de um mentor é extremamente delicada, pois há uma relação muito próxima entre esse profissional e o mentorado, onde valores, transparência, credibilidade, confiança, empatia, segurança e parceria são aspectos, do meu ponto de vista, de suma importância para que o trabalho desenvolvido seja efetivo. Todas essas qualidades eu encontrei na Ju.”
2 – Célia Campos
Pense em uma profissional que batalha há anos em prol do crescimento de milhares de jovens que buscam um futuro brilhante e reconhecimento no mundo da dança? Essa é a Célia e ela precisava mostrar isso para o mundo. Quando incentivamos ela a trazer suas histórias e experiências para o LinkedIn, ela topou na hora.
“Há pouco mais de um ano tive o prazer de conhecer Juliana Fernandez na Escola Bolshoi. De lá pra cá, quantas coisas aconteceram. Tive o privilégio de ser sua mentorada e ver minha postura profissional sair dos bastidores para o palco. Foi uma transformação. Ao mostrar conteúdos relevantes nas redes sociais ganhei protagonismo profissional. Posicionar minha marca pessoal foi algo que o trabalho, sério e focado da Ju, me trouxe.”
3 – Berenice Fernandez
Ela merece uma foto solo por todo o aprendizado que me passou e continua me passando até hoje. Amor, apoio, conselhos, puxões de orelha…não importa a situação, ela sempre está ali para me mentorar na vida. Muito do que sou hoje vem da minha mãe e tenho o maior orgulho da mulher que ela é e de todo o sucesso na carreira que ergueu até aqui. Exemplo para mim.
Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
4 – Francine Ghanem
Há alguns dias a Fran me fez chorar. De orgulho, óbvio, mas fez (e olha que isso é difícil). A força que ela tem, nunca vi tão forte em alguém até hoje. Antes de publicar aqui na rede, ela havia me enviado um dos conteúdos que tinha feito falando um pouco sobre sua luta como mulher. Enquanto lia, senti a dor, a superação e a felicidade ao sentir-se realizada novamente. Meu orgulho não foi apenas pelo fato dela ter tido a coragem de partilhar isso com seus seguidores e conexões, mas porque ela havia me dado a oportunidade de fazer parte dessa história, de poder auxiliar de alguma a forma, de fazer com que a garra dela ficasse ainda mais forte.
“A Ju é uma mulher moderna, caminha lado a lado com os profissionais. Atua em qualquer área, é capacitada, responsável. Pedalando uma bicicleta ou pilotando um caça, ela vai sem medo e conquista o seu espaço na competição diária rumo ao sucesso. Voando nas alturas, ou correndo em terra firme, ela marca presença, dá o melhor de si e foi me conquistando por etapas. Nos campos de batalhas diárias, vai escrevendo sua história, cada linha ali descrita, conta parte de fracassos, mas também, muitos dias de glória. A Ju e eu nos conhecemos em um momento bem difícil da minha vida, ela teve paciência e soube me ouvir. Me deu a mão e disse “vai”. Foi a segurança que eu precisava para me aventurar no LinkedIn e está sempre me apoiando em meus projetos! Ju, honra e felicidade ter você nesse meu processo!!!”
5 – Andryely Pedroso
Entre todas da lista, a minha relação com a Andryely é uma das mais longas, contínuas e de muito ganha-ganha, isso porque não sou só eu que oriento nessa parceria. Enquanto o meu conhecimento é transmitido a ela para que se torne cada vez mais forte e referência, seja atendendo online ou mentorando outros nutricionistas, ela transmite o dela a mim para que eu atinja os meus objetivos de saúde.
Foto que tiramos na mais recente avaliação física – Fonte da Imagem: Andryely Pedroso
É ela que cuida da minha alimentação e me mentora nesse ponto. Inclusive, o conhecimento e experiência dela foram um dos pilares que sustentaram quando fui vice-campeã paranaense de jiu jitsu em 2020.
Atenta, dedicada, disciplinada e sem medo de buscar o que quer, ela foi conquistando seu espaço. Primeiro foi LinkedIn Top Voice, LinkedIn Creator, fez parcerias com marcas grande no mercado, tem um quadro na Band para falar sobre nutrição e saúde, atende clientes que estão no Brasil e exterior…e continua firme na produção de conteúdo por aqui.
“O auxílio que recebi da Ju desde o início da mentoria com sua experiência em mentoring e jornalismo foi fundamental para o meu desenvolvimento como escritora, mestranda e mentora de nutricionistas. Já publiquei mais de 100 artigos, lancei meu primeiro livro e me tornei mestranda em saúde da comunicação humana. O suporte que recebi na mentoria foi fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.”
6 – Silmara Roeder
Mulher e profissional extremamente forte naquilo que faz, tanto nas questões pessoais quanto no âmbito profissional, mas ao mesmo tempo uma pessoa com muita leveza na vida. A Silmara é uma mistura de seriedade e alegria, tudo no seu limite. Nisso sou parecida com ela.
“Em 2020 conheci Juliana, jornalista formada pela UFSC, por intermédio do Ricardo Dalbosco…Ela me fez abrir os olhos para ver que vivia em um eterno internato profissional. Me fez perceber que trabalhar tecnicamente somente em quatro paredes sem uma visão de futuro, não era o caminho para uma longevidade produtiva. Ela me ajudou a entender que conhecimento adquirido na carreira possui um potencial para maior sucesso e que devemos expandir esta capacidade ajudando outras pessoas com muito mais valor agregado.
Juliana com sua capacidade se tornou uma peça importante na minha guinada profissional e arrisco a afirmar que pessoal também.”
7 – Ana de Sá Won
Conheci a Ana por meio do Alexandre Won, alfaiate com um dos ateliês mais concorridos e prestigiados de São Paulo. Já sabia que era uma pessoal e profissional sensacional, mas o impacto que ela gerou na minha vida foi gigantesco. O olhar que essa mulher tem para os detalhes e sofisticação, vocês não fazem ideia.
Sim, aqui eu fui a cliente e o que eu aprendi com ela (e continuo aprendendo) tem impacto direto na minha carreira.
Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
8 – Bárbara Jung
O processo de mentoria com a Bárbara me fez refletir sobre vários aspectos do meu processo e humano, principalmente ao que se referia ao quanto as pessoas estão dispostas a se expor nas redes sociais.
“Eu tinha um objetivo muito concreto que era falar do mercado de Moda aqui no Linkedin. A vontade existia, mas não sabia como concretar. Muitos pensam que é apenas começar a escrever. Mas não é assim. Precisa-se de estratégia, o famoso know-how. Foi quando em uma conversa informal com meu amigo Ricardo Dalbosco, ele comentou sobre seu trabalho de mentoria e me ofereceu ajuda. Foi aí que começamos um trabalho, eu, ele e Juliana. Foi ela que, com seu conhecimento nas maneiras e performances do LinkedIn que me ajudou a traduzir aquilo que eu queria comunicar. Logo eu, que sou muito expressiva e sei bem o que quero, quando foi para colocar na “mídia”, foi difícil. Na verdade, não é para qualquer um vir aqui e se expor. A coragem é mandatória e a quebra de barreiras e o risco de assumir que pessoas vão te criticar e não concordar com suas opiniões, é grande. Por isso, o apoio e suporte, fazem toda a diferença na hora de trilhar o caminho da comunicação.”
9 – Deizy Nara Zis
Outra profissional que me ajudou demais. Em menos de um ano, fraturei dois dedos da mão e foi a Deizy que me auxiliou em ambos os processos. Seu carinho, cuidado, atenção, experiência e conhecimento me fizeram ter confiança no processo e ter a certeza que eu teria uma recuperação com resultados.
Quando eu soube que também poderia auxiliá-la com o meu trabalho, me senti super feliz. Mas essa relação só foi possível e se mantém forte porque uma confiou na outra.
“Ju Fernandez com toda competência e gentileza nos leva a nos revisitar e rever toda nossa trajetória profissional. Como um bônus essa visita vem acompanhada de novos insights a respeito da nossa jornada também como pessoa. Com sutileza você aprende que fortalecer sua marca pessoal é antes de tudo fortalecer você mesmo. Seu dinamismo e criatividade nos desperta o desejo desenvolver a escrita de uma nova forma”
10 – Flavia Vazquez
Perfis como os da minha mentorada Flavia é o que começamos a ver aqui no LinkedIn e fico bem contente em poder auxiliar nesse processo de libertação dessas profissionais, para que possam, por meio de seus conteúdos, mostrar todo seu esforço e qualidade técnica. A Flavia desde sempre foi a primeira e única mulher nos ambientes em que estava, o que foi desafiador, mas ao mesmo tempo inspira muitas mulheres a buscarem seus espaços.
“Ahhh … essas palavrinhas: “primeira” e “única” … como são presentes na minha vida. Vou explicar… Meu primeiro emprego foi em uma empresa de Auditoria Externa, na época um ambiente predominantemente masculino, por onde permaneci por 2 anos. Era comum eu ser a única mulher da equipe. Apesar disto nunca me senti fora do lugar, tinha um bom relacionamento com os colegas e os gestores.
E da mesma forma não sentia muita diferença, pois vindo da faculdade de Administração de Empresas onde haviam tão poucas mulheres em sala de aula, eu não achava estranho ser a única mulher do job (os projetos de auditoria externa, comumente chamávamos de job). Hoje sigo em comércio exterior e logística internacional, e a história vem se repetindo.
O ambiente da logística, principalmente na operação, armazenagem e transporte, é quase que predominantemente masculino. Já tive que liderar equipes de pista, inventários, armazém e transporte (puramente operacional) onde eu era a única mulher da equipe. Coordenava no “chão” e colocava tudo em prática para aquele grande grupo masculino, equivalente a uns três times de futebol … e óbvio que já enfrentei resistências. Para superar este tipo de barreira, busco trazer o time para bem próximo de mim, e peço opiniões, abro espaço para sugestões, implemento algumas delas, justamente para o grupo entender que parte do planejamento e execução vem deles próprios. O senso de “pertencimento” tende a diminuir muito uma possível “rejeição”.
Sendo assim, as pessoas sentem-se “verdadeiramente” parte do processo e é com essa mentalidade que “derrubamos os muros e construímos nossas pontes”. Então percebemos que não existe uma batalha de gênero a ser enfrentada, mas sim uma conquista a ser obtida. Sou uma pessoa que gosta de falar, mas também gosto muito de escutar. Minha equipe sabe que pode se expressar e trazer suas opiniões para a mesa sem receio. Agora é importante que nós, mulheres saibamos nos posicionar. Sempre com educação, e devemos deixar claro quando um comportamento ultrapassa algum limite. Outra coisa que aprendi na experiência de ser “a única mulher”, seja na sala, no projeto, ou no comitê … enfim temos que desenvolver a autoconfiança. Não somos menos que ninguém. Nem mais. Somos iguais.
Não somente por eu ter certeza do meu valor e da minha capacidade, mas por eu fazer as pessoas que estão comigo sentirem-se igualmente valorizadas e capacitadas.
Esta é a mensagem que eu gostaria de deixar para todas as mulheres que pretendem ingressar num mercado de trabalho tradicionalmente masculino: não se intimide por ser a “única” mulher da equipe, da sala, do comitê … ou “primeira mulher” a ocupar determinado posto. Se você chegou até aí, é porque mereceu! Mas também, não se torne arrogante dizendo que “as mulheres são melhores que os homens”. Se você deseja igualdade, por favor, tenha uma atitude que demonstre isso. Nada pior do que uma mulher “se achona”.
Abraça teu mérito, e tenha orgulho de você. E jamais perca a humildade. “Be Brave and be kind” – Cinderella”
11 – Juliana Oliveira
Não apenas xará do primeiro nome, a Ju e eu temos o sobrenome igual também. Quem fez a ligação entre nós duas foi o Claudemir Oliveira, a partir desse momento muita informação entre nós foi trocada, ela foi ganhando seu espaço na rede por meio da sua vivência e conhecimento sobre atendimento e experiência do cliente.
“A Juliana foi essencial no desenvolvimento da minha marca pessoal por meio do LinkedIn, e consequentemente da minha carreira. A sua dedicação, profissionalismo, didática e paixão pelo que faz são extremamente contagiantes. Em todos os trabalhos que fiz com a Ju, ela sempre me incentivou a dar o meu 110%. Sou extremamente grata por todo o conhecimento que ela divide conosco diariamente nas redes sociais e por meio de suas mentorias. Obrigada por fazer parte da minha trajetória, Ju. E obrigada por nos inspirar diariamente. A sua contribuição e conhecimento foram muito importantes para o meu crescimento profissional e posicionamento de marca pessoal”.
Uma das pessoas mais doces que conheço. Fala calma, palavras sinceras e uma alegria de viver incríveis. Está sempre disposta a ajudar e a estar presente.
Nossa ida a Sala São Paulo assistir a um concerto da Osesp – Fonte da Imagem: Juliana Fernandez
12 – Claudia Almeida
Claudia me surpreendeu com seu esforço e vontade de querer dar o seu melhor durante todo o processo. Fez o processo de mentoria de marca pessoal e percebeu que podia mais, que estava na hora de ajudar outros profissionais da área criando a própria mentoria e sendo capacitada como mentora.
“O que falar da Juliana Fernandez como mentora? Excelente, sua fala tranquila consegue passar seu conhecimento e as diretrizes que precisava para colocar em prática a minha parte. Juliana tem um potencial incrível, inteligente, sempre solícita quando necessário.
Tenho acompanhado e aprendido muito com seu trabalho. Temos ainda uma longa jornada pela frente, mas até aqui, cresci muito com suas orientações. Só tenho elogios e gratidão por seu desempenho. Desejo que a sua luz continue brilhando e que Deus lhe dê sabedoria para escolher sempre o caminho certo. Voe o mais alto que puder nessa linda estrada da vida!”
13 – Rosane Sampaio
No momento que a Rosane decidiu que estava na hora de dar mais prioridade a carreira que vinha construindo na área da saúde e educação, ela percebeu que havia um outro caminho para chegar ao seu 100%, fortalecer o seu nome e ainda auxiliar no crescimento de outros fonoaudiólogos.
“Em 2021 iniciei o processo de mentoria de marca pessoal, buscando fortalecer a marca pessoal como profissional de saúde e pesquisadora. Estabelecer este caminho, após 25 anos de carreira como fonoaudióloga, nas plataformas sociais precisava de cuidado e de profissionais competentes e conhecedores deste processo.
Este acolhimento e segurança obtive na mentoria com a Juliana Fernandez. Um processo encorajador e com resultados significativos, me fez buscar na sequência, alinhado à minha experiência profissional a formação como mentora de carreira, na Mentoring Academy, do qual Juliana é um dos pilares deste processo. Os benefícios nos dois processos foram surpreendentes, tanto no lugar de mentorada como na transição para o papel de mentora.
O processo abriu a oportunidade de acesso a uma nova rede de contatos, consistentes e alinhados com meus propósitos e valores. Promoveu a reflexão sobre novos caminhos e ideias, com um aprendizado continua, maior confiança para posicionamento, com orientações vindas de uma profissional de confiança e dedicada no desenvolvimento do seu mentorado.
Seguir a formação como mentora na área de saúde abriu a oportunidade de fazer a diferença na vida de outra pessoa, criando um legado na área da ciência e pesquisa, desenvolvendo ferramentas de liderança e oportunizando inspirar outros profissionais. Juliana é muito focada nas relações humanas, com um incrível senso de empatia e parceria. Dedicação, perseverança, idealismo, conhecimento, capacidade de fazer acontecer e simpatia, são algumas das suas características marcantes.”
14 – Simone Holz
Lembro até hoje da minha primeira sessão com a Simone, ao mesmo tempo que ela ficou chocada com a minha idade, sentiu segurança por eu estar com ela naquele momento. Esse é um dos principais pontos que devem ser levados em conta quando se escolhe um mentor. Sem segurança, o processo não rende.
“A mentoria da Juliana foi fundamental no início da construção da minha marca pessoal. A Ju me deu várias dicas de como escrever um artigo, por exemplo. Sendo uma coisa leve de escrever e ler (como administradora meus artigos eram sempre muito técnicos e objetivos). Com o auxílio que tive durante a mentoria, fui buscando formas de tornar isso simples e de fácil leitura.
O processo de mentoria também contribuiu para redes sociais como LinkedIn e Instagram. Onde pude aprender formas de me destacar através de conteúdos simples, que despertem a curiosidade do público, e que leve conhecimento para as pessoas, que as ajude de alguma forma. Acredito que sempre temos algo a aprender e melhorar na nossa jornada e a mentoria torna esse processo mais fácil, pois nos dão um direcionamento, apoio, corrigem aquilo que precisa ser melhorado. Gratidão Juliana pelos ensinamentos 🙏”
15 – Camila Pastro
A evolução e mudança da Camila foi uma das mais notáveis. A cada passo que ela dava, via sua vontade e brilho nos olhos ao conseguir compartilhar com as pessoas algo que ela ama fazer. Depois que fizemos um trabalho para atrair algumas marcas e ela foi convidada para ser colunista na Revista Top View da Band, pulei de alegria por ela.
“A Juliana é uma pessoa inteligente, doce e que se importante com as pessoas e com seus resultados. Muito dedicada está sempre pronta a ajudar. A mentoria foi muito importante para minha atuação no LinkedIn e desenvolvimento como um todo, com ela aprendi técnicas de escrita, postagem e posicionamento que são um grande diferencial. Obrigada por tudo, Ju! Saiba que você é muito querida.”
16 – Cris Dorini
Anos e anos de uma longa jornada profissional, mas algo a fez ver que o caminho ainda podia ter mais conquistas e vitórias. Depois que a Cris fez a mentoria, teve ainda mais evidência em sua carreira e posicionamento no mercado.
“A Juliana se destaca pela competência profissional, pelo comprometimento e dedicação ao trabalho que realiza. Ela foi fundamental para extrair o melhor de mim, durante o processo de mentoria para a produção de conteúdo. A experiência foi significativa, pois durante o processo trocamos experiências, vivências e o resultado final foi atingido. Sucesso na sua jornada!”
17 – Veralice Oliveira
Muito antes de virar minha mentorada, Veralice e eu já tínhamos criado uma relação de amizade fortíssima. Sabe quando o santo bate? Então, foi exatamente isso que aconteceu quando nos encontramos pessoalmente pela primeira vez em uma gravação do podcast do Ricardo Dalbosco.
Bastidores gravação Dalbosco Cast – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
Ela já seguia meus conteúdos e sem me conhecer já tinha uma admiração enorme por mim, o que me deixou com um sorriso no rosto quando me disse que a pessoa que ela acompanhava nas redes, era a mesma pessoa que estava na frente dela, que não era fake (isso é construção de uma marca pessoal sustentável).
“A Juh entrou em minha vida através do LinkedIn. Desde a primeira interação era como se a gente já se conhece desde toda vida. De imediato me identifiquei com os valores defendidos e ensinados por ela através de seus posts ou de sua interação em outros perfis em comum que seguimos. Quando nos encontramos fora das redes sociais pela primeira vez, foi um sorrisão lindo que me acolheu e um abraço tão acolhedor quanto suas palavras. Foi muito bom constatar que a pessoa que eu seguia no linkedin era real! Sim, a mesma postura, os mesmos valores, a mesma alegria. Foi incrível a conexão com ela também fora das redes sociais. A Juh me ensina constantemente sobre autenticidade, verdade, trabalho, respeito e integridade. E a alegria dessa moça??? É contagiante!
Fico muito feliz quando encontro grandes mulheres dentro e fora do linkedin. A Juh é uma referência de pessoa, de profissional, é uma grande inspiração pra mim. Obrigada Juh por tudo que me ensina. Pelo que falamos nas redes e pelo que falamos entre nós. Sinto sua cumplicidade em cada atitude carinhosa e respeitosa que tens comigo no dia a dia.
Sou tua fã cabrita!”
18 – Fabi Zimmermann
A Fabi foi uma das primeiras pessoas que conheci de máscara kkk O momento em que nos conhecemos ainda está fresco na minha memória. Energia lá em cima, sempre de bem com a vida e com um sorriso no rosto. Assim que ela construiu sua carreira e continua tendo sucesso naquilo que faz de melhor.
“Em 2020, após a OMS declarar estado de pandemia ao mundo, eu como profissional da saúde me vi em um momento de rever minha forma de comunicação. Por indicação de amigos cheguei nas mais da jornalista Juliana Fernandez, a qual iniciou um trabalho de identificação visual, comunicativa e posicionamento em redes sociais para os meus clientes. Que naquele momento meus clientes eram meus pacientes, os quais encontravam-se em isolamento por quarentena. A condução da Juliana para me introduzir ao mundo digital profissional me levou para caminhos incríveis dentro da fonoaudiologia. Obrigada Ju! A sua garra e frescor de se colocar na vida faz a diferença aos seus clientes.”
19 – Simone Correia
A história da Simone é de muita luta e superação. Não apenas em relação ao mercado mas com ela mesma. Para auxiliar outras mulheres a terem uma melhor saúde capilar e consequentemente maior autoestima, ela também precisa ter isso e ao longo de toda sua jornada foi construindo seu império, tornando-se hoje uma referência no mundo da tricologia.
Bastidores das gravações da Simone em uma de suas clínicas, na cidade de Florianópolis (SC) – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
“Me considero privilegiada em ter a Juliana como minha mentora, quando eu pesquisei por profissionais que pudessem me ajudar com o posicionamento da minha marca eu não tinha a dimensão de estava diante de uma das decisões mais importantes, escolher o profissional que certo que irá te direcionar, caminhar ao seu lado com o objetivo de comunicar as pessoas o seu verdadeiro propósito através da sua marca é fundamental.
Desde o primeiro contato, todos os direcionamentos que recebi, fiquei surpresa com todos os detalhes, o respeito com a minha individualidade, tem sido tudo perfeito. Tenho colhido frutos de todas as ações que temos realizado, incrível como minha marca tem se destacado e agradeço a você Ju e a toda equipe pelo trabalho de excelência que vocês entregam.”
20- Rejane Amaral
“No meu processo de mentoria, Juliana se mostrou extremamente dedicada e disponível, me auxiliando a pensar em estratégias de ação diferenciadas, buscando ampliar as interações e melhores resultados no campo profissional. Minha gratidão pelo aprendizado.”
21 -Emanoely Zimmermann
Um dos meus maiores orgulhos é ver essa marca em todos os lugares da cidade e nas redes sociais, e poder acompanhar o crescimento da carreira da Manu no mercado, sabendo que fiz parte do processo.
Manu e Will em uma gravação que fizemos em Joinville (SC) – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Juliana Fernandez
“Me chamo Emanoely Zimmermann, sou engenheira civil e tenho um escritório de Projetos em sociedade com meu marido William Zimmermann. Quando abrimos o escritório há 3 anos, nós não tínhamos noção nenhuma de como a imagem pessoal e questões como nome e logomarca influenciavam diretamente na empresa e principalmente o público que se quer alcançar! Então, como sempre estávamos em busca de melhorias, conhecemos a Juliana. Ela nos mostrou a direção para alcançarmos nossos objetivos! Ajudou a definir as metas e principalmente a alcançá-las. Fizemos uma mudança radical, desde nome da empresa, posição de mercado, logomarca e até endereço!
Foi desafiador, mas sou grata por tudo que nos ajudou a evoluir. Hoje temos um escritório sólido, com uma marca bem definida, sempre em crescimento e sendo cada vez mais reconhecido por todos! Se for para resumir em uma palavra o trabalho que a Ju fez pelo escritório seria – gratidão. Que você continue sendo essa pessoa incrível e dedicada com seus clientes.”
22 – Letícia Rodrigues
Se você já leu outros conteúdos meus publicados por aqui, já deve ter lido o nome dela. Semanalmente aprendo algo novo sobre equilíbrio mental e inteligência emocional com a Letícia. Ela tem um jeito leve de colocar as situações do dia a dia e nos fazer perceber que não somos os únicos a viver aquilo.
“Escrever para mim, sempre foi relativamente fácil, especialmente se o tema fosse algo que eu amasse. Assim, resolvi fazer um blog para compartilhar meu conhecimento sobre saúde mental, bem-estar e autoconhecimento. Mas quando escrevia, cometia o erro de ser extremante técnica e formal. O resultado era que escrevia de forma “chata” e sentia que aquilo não me representava.
Quando decidi buscar a mentoria, lembro muito que a Juliana foi enfática em dizer que eu deveria ser a mesma, escrevendo, falando, nos atendimentos, aulas, enfim e que usasse a empatia para escolher como passar meus conteúdos de forma mais atraente. Lembro muito bem da forma divertida e leve que ela exemplificou como se sentem as pessoas que leem conteúdos técnicos e isso foi crucial na minha virada de chave. Hoje, considero que estou mais próxima do meu ideal de escrita e para mim, a Ju Fernandez foi crucial na minha mudança na forma de compor meus textos aqui para o LinkedIn.”
23 – Luciana Russi
Além de ser uma excelente profissional, ainda é uma corredora incrível. A Lu traz essa garra da corrida para sua carreira profissional e incentiva outras mulheres a fazerem o mesmo em suas jornadas.
“Transição de carreira é uma decisão que demanda coragem, além de preparo e dedicação. Contar com apoio profissional torna esse movimento mais viável e assertivo. A mentoria transformou a minha vida e foi um meio de resgatar habilidades que sempre tive, porém estavam adormecidas pela falta de uso. O olhar crítico e aplicado na medida correta fez com que eu voltasse a acreditar no meu potencial profissional. Como atleta amadora de corrida de rua, sei bem o quanto é importante o acompanhamento técnico. Sinceramente, não basta ter vontade de cruzar a linha de chegada, você precisa de uma boa estratégia.”
24 – Fabiolla de Paula
O verdadeiro exemplo de Slash Career. Mãe, engenheira, consultora de imagem, amiga, esposa, tudo isso e mais um pouco, e sempre mantendo esse sorriso no rosto. A Fabi viu que a paixão dela dentro da moda era uma caminho profissional que ela poderia seguir e foi o que fez, correu atrás da sua própria satisfação e bem-estar.
“A Ju é uma profissional ímpar, competente e dedicada, uma inspiração para nós mulheres. Passar pelo processo de mentoria com a Ju foi uma experiência enriquecedora, pois trouxe muito mais que novas perspectivas de carreira, mas de vida também. Hoje sou uma Fabiolla totalmente diferente, não apenas do ponto de vista de imagem e marca pessoal, mas em termos de projeção de vida, de onde quero chegar. Sou uma pessoa muito mais confiante e conectada ao meu propósito. Estou construindo uma marca pessoal que está sendo vista de forma positiva e reconhecida no mercado e isso não tem preço.”
25 – Luana Ferrari
Quando eu falo que aprendo muito com minhas mentoradas, não é da boca para fora. Você já deve ter percebido que são áreas completamente distintas e algumas, por vezes, são extremamente novas para mim, como foi o caso da Luana e o universo ayurveda.
“Conheci a Ju através de uma mentoria, em que ela fazia a parte de mídia e comunicação. Esteve me ajudando desde a elaboração dos textos para posts, na construção do meu perfil no Linkedin, orquestrou um ensaio de fotos profissionais, criou minha conta no Spotify onde hoje tenho um podcast… Ou seja, ela teve muita influência na construção da minha marca pessoal, agindo sempre com profissionalismo e seriedade, marcas fortes no trabalho dela. Só tenho a agradecer a ela e a esta dupla, Ju e Dalbosco!”
26 – Camilly Houaiss
Foi com ela que conheci o universo dos celíacos e a entender uma doença que muitos acham que sabem como funciona, mas na realidade não sabem nada. Além de todas as trocas que fizemos durante a mentoria, uma das maiores lições que evidenciamos uma na outra é que não há idade para ser forte e buscar o sucesso. Depois de ter sua primeira filha, ela decidiu investir mais na sua própria carreira, porque viu que voar mais alto.
“Quando iniciei a mentoria e conheci a Juliana, imaginei que ela fosse uma mulher mais velha, não pela aparência, mas pela postura, pelo conhecimento e pela forma madura de falar. Nos encontramos em São Paulo e minha impressão continuou. Organizada, capaz e uma potência, é assim que eu a vejo. Nós, mulheres, reconhecemos quando conhecemos mulheres fortes e promissoras. E, diante de todos os desafios que ser mulher traz, inspirar umas as outras é o melhor a ser feito.”
27 – Camila Manga
Confesso que até conhecer a Camila Manga e entender um pouco mais sobre a terapia floral, não colocava muita fé nisso. Mas ela chegou para quebrar todos os pensamentos que tinha sobre o tema, não apenas a mim mas outras pessoas da rede também.
“Trabalhar com a Juliana foi uma experiência que mudou minha maneira de atuar, escrever e direcionar meus objetivos por meio da escrita. Ela é uma profissional dedicada, detalhista e acessível, e dessa forma nosso trabalho fluiu de maneira tranquila e com muita qualidade, pois é bem assertiva na sua condução e acompanhamento.
Posso afirmar que com seu trabalho pude compreender a necessidade da mudança da comunicação nas redes sociais e, com isso, potencializei meu trabalho como terapeuta floral. Admiro sua postura e desejo muito sucesso!”
28 – Alessandra Godoy
Batalhadora, guerreira e em busca de seus sonhos desde muito nova. Para mim essas são as maiores qualidades da Alessandra, a qual transmite tudo isso, além do seu conhecimento, é claro, aos seus clientes e seguidores no mundo digital.
“Conheci a Juliana Fernandez na época em que mais sentia necessidade de aperfeiçoar a minha carreira. Queria aprender a me organizar de forma mais otimizada, melhorar meu atendimento, expandir minhas consultas para outras regiões, e claro conquistar mais clientes. Mas procurava um olhar mais individualizado que pudesse me ajudar de forma única e exclusiva.
Com sua ajuda, através das mentorias esse processo ficou mais fácil. Em poucos meses comecei a notar resultados satisfatórios, além de ter conseguido aprimorar meu tempo. As mentorias me ajudaram a parar de perder tempo em coisas que não iriam me ajudar no meu objetivo e muitas vezes não conseguimos fazer isso sozinhos, aí que entrou a Juliana com seu olhar todo detalhista e como eu queria, individual.
Só tenho agradecer a Juliana por toda paciência e dedicação durante toda mentoria e após ela. É um trabalho que indico de olhos fechados para todo mundo que almeja alavancar sua carreira de forma única e notável.”
29 – Ebru Semizer
Coragem. É assim que defino a Ebru. Com todos os desafios diários que ela tem, segue com esse sorriso no rosto e a vontade se buscar aquilo que quer.
“Mesmo que a gente saiba as nossas capacidades, o nosso poder pessoal, as coisas que a gente consegue fazer e ir atrás dos nossos sonhos, há momentos em que precisamos de um impulso. A gente precisa ouvir de alguém como expandir, como conseguimos dar um passo necessário e não ficar estagnado na carreira. A mentoria tem me auxiliado muito nesse sentido, precisava de um impulso para sair da zona de conforto e ir atrás dos meus sonhos.”
30 – Inez Alcione Fernandez
Essa aqui você não vai encontrar em nenhuma rede social. A única forma de falar com ela é ligando e rezando para que ela escute o telefone e atenda. Inez Alcione, mais conhecida como minha vó, é a mulher mais amável que tenho em minha vida. Só tem amor no coração e isso é o que eu mais admiro nela. Não vê o mal nas coisas e tenta ao máximo ter uma vida leve.
Obviamente ela não tem mais o contato direto com o mercado frenético e não justo, e o perfil dela talvez não tivesse tanta força para vencer alguns obstáculos que as mulheres ativas precisam enfrentar. Mas eu tento aplicar o que ela me ensinou um pouquinho a cada dia para que eu continue mantendo o meu equilíbrio e não me perca no caminho. Já enfrentei um burnout, não quero passar pela situação que vivi nem do outro lado da esquina e muito menos que as mulheres que mentoro hoje percam de vista seus limites. Construir uma carreira de sucesso é extremamente desafiador, e por vezes desgastante, porém agindo da maneira correta, alinhando as tomadas de decisões com valores e propósito de vida, tendo autonhecimento e sabendo muito bem aonde quer chegar, o caminho torna-se mais prazeroso.