

Em 2021, uma das buscas mais feitas no meio digital, segundo o relatório “Ano em Pesquisa” do Google, foi: como abrir um negócio (bem mais do que “como conseguir um emprego”, por exemplo). Independente do caminho, abrindo algo próprio ou trabalhando em um CNPJ que não seja seu, todos nós queremos ter sucesso em nossas escolhas, certo? Cada um da sua maneira e em níveis distintos, mas queremos.
Pode ser que esse sucesso seja ganhar milhões, ser lembrado e conhecido no mundo todo, ter uma vida confortável, ser mais feliz fazendo o que gosta etc. Porém, por mais que os significados de sucesso não sejam os mesmos, há algo que impacta todas essas áreas: a amabilidade.
Uma pesquisa, publicada em uma matéria da Forbes, concluiu que 1,9 milhão de pessoas em mais de 3,9 mil estudos possuíam a amabilidade com uma característica e atitude de impacto tanto na carreira quanto na vida pessoal. E por quê?
Bom, se formos analisar o significado, a amabilidade está ligada à confiança, bondade, afeto, comportamentos pró sociais…pontos importantes em nossas relações e decisões em nossa vida. A amabilidade é um dos cinco grandes traços da personalidade de uma pessoa.
Teoria Big Five (5 traços da personalidade) – Fonte da Imagem: Grupo Farrapos
A teoria dos cinco traços base de uma personalidade surgiu em 1949 por meio de D. W. Fiske e nos anos seguintes foi ampliada por diversos outros pesquisadores. Todos tinham como objetivo identificar traços de caráter para analisar de que forma as pessoas se comportam.
Por que a amabilidade é benéfica para a sua produção de conteúdo?
A partir do momento que essa qualidade está presente e é constantemente desenvolvida e alimentada por nós, conquistamos mais a confiança das pessoas. Não estou dizendo aqui que precisamos externar 100% nossos sentimentos, até porque há pessoas que não possuem esse perfil e está tudo bem. O que me refiro e recomendo é que você comece a pensar nisso também na hora de produzir e compartilhar o seu conhecimento nas redes digitais.
Bem antes de ser uma das tendências, já incentivava meus mentorados e mentoradas a aplicarem cada vez mais a humanização em seus conteúdos. Quanto mais humano você for, trazendo suas experiências, erros, acertos e aprendizados, maior é a chance de criar conexão entre você e seus seguidores. Esta maneira de expressar aquilo que sabe aliado a amabilidade, ou seja, levando a informação com respeito e sinceridade, mais confiança e autoridade você cria no mercado.
De que forma então transmitir essa amabilidade e confiança por meio dos conteúdos? Sendo claro(a) na sua comunicação.
Para fazer com que o outro confie em você, é necessário que tenha muita convicção sobre o que faz e diz, compromisso com aquilo que se propõe a fazer e transmitir e consistência para seguir o ritmo com foco e sem deixar fatores externos impactarem no que está construindo com muita dedicação e esforço.
O processo, de forma geral, não é complexo. O que acaba fazendo com que ele se torne um bicho de sete cabeças é o fato dos profissionais não terem muito bem desenvolvidas três qualidades fundamentais para um conteúdo e carreira de sucesso.
30 mulheres de sucesso que tive a oportunidade de auxiliar em suas carreiras e vidas
3 principais qualidades para uma carreira de sucesso
Para que o lado humano esteja cada vez mais presente no dia a dia dos profissionais, impactando diretamente no sucesso de suas carreiras, há três qualidades fundamentais que recomendo que sejam constantemente aprimoradas para quem não apenas o sucesso profissional mas também a satisfação pessoal, bem-estar e qualidade de vida sejam alcançados.
1 – Relacionamento
Seja você uma pessoa introvertida ou extrovertida, saber se relacionar é de extrema importância para que a sua carreira se desenvolva e tenha sucesso. Caso seja do grupo dos introvertidos e só de ouvir falar em socializar, a timidez já bate na porta, saiba que você não está sozinho e que tem saída para essa situação. E aqui lhe conto algo que talvez não saiba sobre mim ou que não acredite logo de primeira: sou uma pessoa bem introvertida.
Não tenho problema em falar em público, tanto que ministro palestras, gravo vídeos, podcasts etc, mas isso não significa que minha mente não esteja a todo momento agindo de forma reativa às situações. Existem diversas formas nas quais essa introversão pode surgir no dia a dia das pessoas, a minha está relacionada a estar segura nos ambientes e com quem estou falando e ao longo do tempo precisei lidar com essa questão justamente para não prejudicar minha carreira. Como iria criar relacionamentos com outros profissionais se ficasse totalmente reclusa no meu canto nos eventos e reuniões que vou?
A timidez existe? Claro e ela vai continuar existindo. Não ache que da noite para o dia você se tornará aquele perfil de profissional que gosta de ser o centro das atenções, falar alto e que não está nem aí para o que os outros irão falar, porque isso não vai acontecer. É um processo que precisará saber lidar e entender que as pessoas não mordem e conversar de modo decente não é tão doloroso assim.
Ter bons relacionamentos, saber fazer um bom networking, vai lhe ajudar a crescer no mercado, ser lembrado(a) e ter acesso aos seus objetivos e metas de carreira com menos etapas. Vai por mim!
2 – Autoconhecimento
No último ano, mentorei diversos profissionais, homens e mulheres, e grande parte não tinha conhecimento sobre si mesmo. Não estou me referindo apenas a profissionais que recém entraram no mercado, mas de modo geral. Saber o que gosta, quais são suas vontades, quais são seus valores, qual seu propósito de vida etc. Sem isso fica muito difícil criar uma base, desenvolver e sustentar uma carreira de sucesso.
Se não soubermos quem somos, o que nos faz bem e o que não faz, as decisões ficam muito mais complexas de serem tomadas.
3 – Foco no futuro
Qual seu maior objetivo na carreira? É uma pergunta simples, mas que boa parte das pessoas que quer uma carreira de sucesso titubeia na hora de responder, sabia?
Sempre que percebo que um profissional quer o sucesso, mas não tem traçada pelo menos uma meta de carreira, fica nítido que falta autoconhecimento, por isso o item 2 é tão importante. Sem entender a si mesmo, como vai pensar e planejar o futuro? Como a pessoa irá saber qual o melhor caminho a seguir?
“Procura um mentor”. Sim, super recomendo que os profissionais façam isso, porque um mentor mostra cenários que quem está no olho do furacão não consegue enxergar. Acontece que antes de orientar sobre qual o melhor caminho para aquele profissional, este precisa saber o que quer e aonde quer chegar. Caso não saiba, é preciso recuar e iniciar uma etapa que leve ao item acima, para só então começar a pensar no futuro. Vou lhe dar um exemplo da minha própria jornada:
Antes de entrar para o mercado de mentoria, não fazia ideia de que hoje estaria totalmente imersa nele e tendo sucesso profissional. Como eu descobri que esse era o futuro da minha carreira? Depois que compreendi meu propósito de vida.
Foi a partir dele que consegui entender o que queria como meta para minha carreira, aonde queria chegar, em quanto tempo, com quais pessoas ao meu lado e de que forma faria isso.
Você consegue perceber como as três qualidades se conectam e o impacto que elas têm no seu sucesso?
Como iniciar um processo de mentoria pode lhe ajudar a desenvolver essas qualidades
De maneira curta e cirúrgica: contar com o suporte e experiência de um mentor lhe gera maior visão de mundo.
Para você não cair em roubadas por aí, tenha muito bem claro qual é o papel de um mentor na sua jornada profissional: orientar.
Como mentora, não sou mãe, não sou irmã, não tia, sou uma profissional que, com o maior respeito do universo, oriento o que deve ser feito para que exista a possibilidade do resultado ser alcançado. Nesse processo de orientação, as três qualidades acabam sendo desenvolvidas porque:
1- Se o(a) mentorado(a) não sabe quais são seus valores e propósito, vou auxiliar nesse processo de descoberta;
2- Se eu perceber que faz sentido conectar o(a) mentorado(a) com outros profissionais que tenho contato, farei isso, estimulando o relacionamento;
3- Se a cegueira em relação ao futuro está grande, é meu papel trazer esse profissional para a realidade. Meus mentorados sabem o quanto prezo pelo bem-estar, conforto e sucesso deles. Não recomendo o que não faria sentido ou que os façam apenas rasgar dinheiro. E por quê isso? Porque a construção de uma carreira é um processo e se tem processo, tem etapas e um ordem lógica a ser seguida.
Independente do tempo que está no mercado, se você está começando a construir sua carreira agora ou já tem feito isso nos últimos anos, lembre que o que você tem de mais valor é seu conhecimento e experiência.
É isso que, sendo aplicado de forma estratégica, fará com que o seu conteúdo realmente impacte, que tenha sucesso na sua jornada profissional e, principalmente, satisfação pessoal.