

O que mais temos visto nos profissionais, principalmente nos da geração atual, é a busca por oportunidades e caminhos que os permitam ter maior flexibilidade, liberdade, sucesso e realização. Ou seja, querem uma vida livre e isso acabou provocando uma inversão no trajeto do trabalho e atualmente a tendência é de que o trabalho venha até nós e não o contrário.
O que até então era visto com bons olhos por apenas uma parcela das pessoas, hoje já é desejo da maior parte porque vivenciaram nos últimos anos que funciona e pode gerar maior liberdade profissional: trabalhar remotamente.
Conheça os 10 melhores países para viajar e trabalhar remotamente
Para auxiliar quem deseja ter esse estilo de vida, tendo liberdade financeira, geográfica e de tempo, selecionei alguns sites de trabalho remoto que podem ser úteis no início da sua jornada ou até mesmo como uma segunda fonte de renda, caso você já tenha uma, por meio de mentoria por exemplo.
Mas antes de apresentar os 22 sites, gostaria de compartilhar o bate-papo incrível que tive no canal Soulju com o Claudemir Oliveira, presidente do Seeds of Dreams Institute e especialista em atendimento ao cliente, sobre a carreira dele de sucesso e a liberdade profissional que ele tem hoje.
1- Jobspresso
Site com curadoria especializada para quem procura trabalhar remotamente nas áreas de tecnologia, marketing, suporte ao cliente e outras.
Algumas marcas que contratam serviços de profissionais por meio do Jobspresso: Forbes, The New York Times, Inc., Business Insider, Yahoo Finance e Tech Republic.
Fonte da Imagem: Jobspresso
2- NoDesk
O NoDesk foi criado para conectar empresas de todos os tamanhos a profissionais para que as equipes aumentem de forma remota. Portanto, no site é possível tanto encontrar um trabalho quanto divulgar uma oportunidade de emprego.
O site já conta com mais de 750 empresas e startups, incluindo Amazon Web Services, Asana, Coursera, Dropbox, Duolingo, Hotjar, HubSpot, Moodle, MURAL, TED, Trello, Udacity, entre outros.
Fonte da Imagem: NoDesk
3- Authentic Jobs
O Authentic Jobs está disponível desde 2005 conectando profissionais que buscam trabalhar remotamente a empresas que possuem oportunidades de trabalho.
Durante todo esse tempo de existência, diversas empresas já utilizaram a plataforma para oferecer trabalhos como Mercedes-Benz, Booking.com, Facebook, Tesla, The New York Times, Squarespace, Etsy, entre outras.
Fonte da Imagem: Authentic Jobs
4- Creative Market
Esta é uma plataforma específica para os profissionais da área de design. A Creative Market dá liberdade a diversos profissionais em mais de 190 países no mundo todo para que possam criar seus projetos e fortalecer suas carreiras.
Fonte da Imagem: Creative Market
5- Pangian
A Pangian foi criada pela Mag, uma profissional que tem sua liberdade de carreira e há anos aproveita sua liberdade geográfica. Ela já viajou por 50 países em seis continentes, trabalha de forma remota há mais de 10 anos e já chegou a trabalhar remotamente para a indústria aeroespacial ao mesmo tempo que gerenciava equipes remotas em quatro continentes.
A plataforma já possui mais de 100 mil profissionais no mundo todo e mais de 24 mil trabalhos compartilhados. Algumas marcas conceituadas que já utilizaram ou utilizam a Pangian: Salesforce, TED Talks, Apple e Fender.
Fonte da Imagem: Pangian
6- Fiverr
O Fiverr já foi ou é utilizado por: Facebook, Google, Netflix, PayPal, P&G, entre outras. Segundo o próprio site, é o maior mercado de serviços digitais do mundo, oferecendo facilidade e agilidade para compradores e vendedores, ou seja, para profissionais e empresas.
Fonte da Imagem: Fiverr
7- FundsforWriters
O FundsforWriters é uma plataforma específica para escritores, de longa data ou que estejam iniciando agora, e que querem ganhar dinheiro fortalecendo essa carreira. Foi criado no ano 2000 e hoje já conta com mais de 27 mil inscritos no site que recebem boletins semanais com conteúdos.
Fonte da Imagem: FundsforWriters
8- Angel.co
O Angel.co é um site para quem procura oportunidades em startups e empresas de tecnologia. São mais de 130 mil empregos disponíveis e mais de 8 milhões de profissionais aptos para trabalhar.
Fonte da Imagem: Angel.co
9- Compose.ly
Esta é mais uma opção para quem trabalha ou precisa de serviços de redação de conteúdo com estratégias de SEO. Algumas empresas que já utilizaram a plataforma: Pacific Life, Mailchimp, Dolby.io, Calendy, entre outros.
Fonte da Imagem: Compose.ly
10- Working Nomads
A Working Nomads é uma plataforma com uma vasta lista de ofertas de trabalho remoto em várias áreas para quem quer fortalecer a carreira e aproveitar a liberdade geográfica.
Fonte da Imagem: Working Nomads
11- Geek Hunter
Outra plataforma de trabalho remoto para profissionais da área da tecnologia é a Geek Hunter. Desde a criação, já foram mais de 5 mil oportunidades de trabalho oferecidas em mais de 500 empresas.
Marcas como Amazon, Mercado Livre e HostGator são alguns dos exemplos que já utilizaram a Geek Hunter para contratar profissionais.
Fonte da Imagem: Geek Hunter
12- Landing Jobs
Mais uma opção para os profissionais da área de tecnologia. A Landing Jobs já auxiliou mais de 4.5k profissionais da área e empresas como Farfetch, Gympass, Zapier, OLX Group, entre outras.
Fonte da Imagem: Landing Jobs
13- Workana
A Workana existe desde 2012 e hoje, segundo o próprio site, é a maior plataforma de trabalho freelance e remoto da América Latina. Nesse tempo todo já auxiliaram mais de 3 milhões de profissionais a impulsionarem suas carreiras e terem suas liberdades na carreira.
Fonte da Imagem: Workana
14- Remotive
A Remotive foi criada e fundada pelo Rodolphe Dutel para ajudar profissionais da área de tecnologia a trabalharem remotamente.
Fonte da Imagem: Remotive
15- Remote.co
O Remote.co foi criado para dar suporte a empresas que buscam equipes e profissionais que trabalham remotamente. Empresas como CNN, CNBC, Inc., PCWorld, Entrepeneur e Fast Company são algumas que já fizeram uso da plataforma.
Fonte da Imagem: Remote.co
16- Let’s Work Remotely
Com mais de 2,5 milhões de visitantes mensais, a Let’s Work Remotely é a maior comunidade remota do Facebook, segundo o próprio site, com mais de 150 mil profissionais e empresas.
Fonte da Imagem: Let’s Work Remotely
17- Up Work
Já utilizada por marcas como Microsoft, Airbnb e GoDaddy, a UpWork é uma opção para profissionais de diversas áreas. A plataforma foi criada há mais de duas décadas com o objetivo de oportunizar mais flexibilidade no mercado de trabalho.
Fonte da Imagem: UpWork
18- GitHub
Voltada para profissionais da área de desenvolvedores e empresas que criam, enviam e possuem softwares, a GitHub foi criada para unir todos eles. Já são mais de 83 milhões de desenvolvedores que crescem em suas carreiras com o auxílio da plataforma.
Fonte da Imagem: GitHub
19- Toptal
Disponível desde 2010, a Toptal conecta talentos do mundo todo com organizações renomadas. Em 2015, ocupou o 33º lugar na lista Technology Fast 500™ da Deloitte. Marcas como Duolingo, Shopify, Bridgestone, KraftHeinz são algumas das empresas que confiam na plataforma.
Fonte da Imagem: Toptal
20- The Open Mic
Esta dica é para os profissionais da área da tradução. A The Open Mic é uma plataforma que conecta tradutores profissionais a marcas ou mesmo outros profissionais que desejam traduzir um aplicativo, site, documento etc.
Fonte da Imagem: The Open Mic
21- ClickWorkers
Conectando profissionais na Europa, América e Ásia, a ClickWorkers já possui mais de 3,6 freelancers cadastrados na plataforma, sendo hoje, segundo o site, um dos principais fornecedores de crowdsourcing pago.
Fonte da Imagem: Click Worker
22- 99 Freelas
Com mais de 1.3 milhões de freelancers cadastrados, a 99 Freelas é uma plataforma para profissionais de 12 áreas de interesse e que, até hoje, segundo o site, já pagou R$12.870.066,12 aos profissionais que trabalham por meio da plataforma.
Fonte da Imagem: 99 Freelas
Gostou das dicas? Comenta abaixo quais outras gostaria que eu trouxesse aqui para auxiliar no seu plano de liberdade profissional.