

Trabalhar remotamente tem sido uma opção de carreira para os profissionais que estão entrando ou já estão há um tempo no mercado mas que buscam aumentar a qualidade de vida ao mesmo tempo em que crescem suas carreiras viajando. Para isso, é preciso conquistar a tão sonhada liberdade profissional para então poder escolher quais os primeiros locais de destinos.
Mas como fazer essa escolha? Quais os melhores países para trabalhar remotamente e ter qualidade de vida? Para lhe ajudar, trago aqui os 10 melhores países para isso.
Ranking dos 10 melhores países para viajar e trabalhar remotamente
A lista foi elaborada pelo Kayak a partir de 22 fatores divididos em seis áreas:
- Saúde
- Segurança
- Valor de viagens
- Vida social
- Clima
- Trabalho remoto
Dos 111 países analisados e avaliados, esses foram os 10 com as melhores condições para trabalhar remotamente e ainda aproveitar sua liberdade conhecendo lugares incríveis.
1- Portugal 100/100
Claro que a análise feita levou em conta os fatores das seis categorias mas o que ajudou bastante Portugal estar na primeira posição é o fato do país já disponibilizar o visto para trabalhar remotamente.
Conheça aqui quais são os países que já possuem visto para nômades digitais
Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, Portugal – Fonte da Imagem: Acervo Ju Fernandez
Principais vantagens do país:
- Custo de vida;
- Segurança;
- Saúde Pública;
- Transporte Público;
- Equilíbrio entre vida urbana e contato com a natureza;
- Baixo nível de poluição;
- Gastronomia.
Pastel de Belém mais famoso de Lisboa, Portugal – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Ju Fernandez
Quem já foi sabe do que estou falando e quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, vai por mim, Portugal não tem a fama de comida boa somente pelo Pastel de Belém. Não teve um prato que experimentei lá que não tenha gostado do sabor e textura.
2- Espanha 93/100
Para quem quer trabalhar remotamente, Espanha é ótima em termos de acessibilidade, tanto a acesso a internet quanto a opções de coworkings. Além disso, o país também possui vistos de trabalho para freelancers.
Principais vantagens do país:
- Número baixo de acidentes de carros graves;
- Respeito e inclusão com a comunidade LGBT;
- Segurança;
- Cultura;
- Transporte Público fácil;
- Saúde Pública;
- Educação;
- Equilíbrio entre classes sociais;
- Gastronomia;
- Qualidade de vida.
Siga meu perfil no Instagram para acompanhar mais dicas como essas diariamente
3- Romênia 92/100
Se o seu objetivo é reduzir custos, a Romênia é uma das melhores opções para você viajar e trabalhar remotamente. O país tem um dos menores custos de vida em relação aos outros países da Europa. Aluguel de carro é barato, hotel é barato, aluguel de apartamento é barato, comidas locais são baratas.
“Ah, mas não falo a língua romena”. Com o inglês você consegue se virar, fica tranquilo(a).
Principais vantagens do país:
- Taxas baixas de criminalidade;
- Custo de vida;
- Velocidade de internet rápida;
- O vinho;
- Paisagens belíssimas.
4- Maurício 90/100
O nome é esse mesmo e confesso que até ter acesso a esse ranking, não sabia de sua existência, o que me surpreendeu e aprendi em dobro. Maurício é um país do oceano Índico que fica a uns 2.000 km de distância da costa sudeste da África. 58% dos habitantes vivem em áreas rurais e com isso a agricultura torna-se a economia principal, com foco na cana-de-açúcar.
Principais vantagens do país:
- Alto índice de IDH;
- Belas paisagens;
- Clima tropical;
- Expectativa de vida de 72 anos;
- Qualidade de vida.
5- Japão 90/100
Para quem quer trabalhar remotamente, um dos pontos para colocar em análise é o quanto você está aberto a viver em uma cultura diferente da sua. Aproveitar sua liberdade profissional e viajar para trabalhar em qualquer lugar do mundo já é uma mudança na sua rotina, mas quando vai para um país no qual a diferença na cultura é grande, seu desafio é maior, mas sua aprendizagem e crescimento pode ser tão grande quanto, basta estar disposto(a) a isso. O Japão está no quinto lugar e é um desses lugares…
Principais vantagens do país:
- Segurança;
- Estabilidade financeira;
- Transporte Público;
- Limpeza;
- Belezas naturais;
- Qualidade de vida.
Ter a mente livre para conhecer o novo lhe ajuda a empreender melhor e ter mais sucesso na sua carreira. Confira o vídeo abaixo do canal Soulju no qual compartilho 3 vantagens d liberdade no empreendedorismo.
Inscreva-se no canal no Soulju
6- Malta 89/100
Nos últimos anos, Malta tem sido uma das preferências dos brasileiros, principalmente para os estudantes que querem fazer intercâmbios.
Principais vantagens do país:
- Clima agradável o ano todo;
- Baixo custo de vida;
- Programações culturais;
- Belezas naturais;
- Qualidade de vida;
- Gastronomia variada.
7- Costa Rica 86/100
Em 2018, o país conquistou pela quinta vez o primeiro lugar na lista dos países mais felizes da América Latina e Caribe, então já dá para imaginar que a animação é garantida por lá.
Principais vantagens do país:
- Alto nível de educação;
- Clima tropical;
- Segurança;
- Altíssima qualidade de vida, estando entre os países Blue Zone, com expectativa de mais de 100 anos.
10 melhores cidades para viver em 2022, descubra agora
8- Panamá 85/100
Para quem quer empreender, o Panamá é uma excelente opção para trabalhar remotamente e crescer seu negócio e carreira. É um dos países mais livres do mundo e com um sistema tributário bem vantajoso, para ter uma ideia, quase 90% dos habitantes não paga impostos diretos.
Principais vantagens do país:
- Verão eterno;
- Conexão aérea com o mundo todo;
- Segurança;
- Oportunidades de trabalho;
- Excelentes shoppings;
- Qualidade de vida.
Dica: na sua próxima viagem, se tiver a possibilidade de escala no Panamá, vale a pena ficar um tempinho lá para conhecer as novidades e avanços do lugar.
9- República Tcheca 84/100
A República Tcheca além de ter uma economia avançada, tem um padrão de vida bem alto. O principal idioma é o Tcheco, mas o alemão e o russo também são muito bem-vindos. “E o Inglês?”, esse não tanto, então se você quer aproveitar as oportunidades de emprego e trabalhar remotamente por lá, minha dica é aprender o tcheco ou uma das outras duas línguas.
Principais vantagens do país:
- Segurança;
- Cultura;
- Educação;
- Localização;
- Sistema Público de Transporte e Saúde;
- Custo de vida;
- Gastronomia (e cerveja, para quem gosta);
- Parques públicos;
- Qualidade de vida.
Por que o mercado de mentoria cresce no Brasil?
10- Alemanha 83/100
Alemanha é conhecida por ter uma excelente qualidade de vida, por ter paisagens belíssimas e por oferecer a facilidade de visitar vários locais diferentes sem ter que viajar por horas e horas. Então, trabalhar remotamente nos países pode ser uma boa opção para quem ama aproveitar a liberdade geográfica que tem.
Principais vantagens do país:
- Economia (um dos mais ricos da Europa);
- Segurança;
- Infraestrutura para o inverno;
- Transporte Público;
- Educação de qualidade;
- Empregabilidade;
- Consciência ecológica;
- Cultura.
O relatório feito pelo Kayak pode ser visualizado com filtros distintos. Então, podemos descobrir quais os melhores do mundo, como mencionei acima, assim como também podemos conhecer quais os melhores países para viajar e trabalhar remotamente na:
- Europa;
- América do Norte e Central;
- Ásia/Pacífico;
- África/Oriente Médio;
- América do Sul e Caribe.
Neste último, inclusive, o Brasil encontra-se na primeira posição, sendo o melhor para viajar e trabalhar remotamente. Atrás dele estão:
- Dominica
- Curaçao
- Colômbia
- Argentina
- Chile
- Barbados
- Aruba
- Jamaica
- Peru
Como trabalhar remotamente, gerir sua equipe à distância e ter liberdade profissional
Podemos desenvolver estudos, criar rankings, mostrar por A mais B que determinado local no mundo é vantajoso para viajar e trabalhar remotamente, mas nada disso terá efeito se os empreendedores e empreendedoras continuarem criando obstáculos à sua própria liberdade profissional.
Uma das maiores barreiras que as pessoas criam em suas carreiras e atrasam seus processos de conquista de liberdade profissional é dizer que não podem viajar e trabalhar remotamente porque precisam gerir equipes e à distância não irão conseguir.
Assista ao vídeo abaixo do canal Soulju para descobrir como solucionar isso e não ter mais essa barreira no desenvolvimento do seu negócio e liberdade profissional.
Quer ter acesso a conteúdos como esse semanalmente? Inscreva-se no canal SOULJU.
Agora que você já sabe que tem como gerir sua equipe aproveitando sua liberdade geográfica e conhece os 10 melhores países para viajar e trabalhar remotamente, o que falta para você seguir por este caminho e conquistar sua liberdade profissional?